Casa de Giestais

S. Martinho na Casa de Giestais.

13 de novembro, 2013
Tal como se verifica todos os anos, no dia 11 de Novembro celebra-se o S. Martinho.

Segundo a história, a lenda surge quando um soldado romano de nome Martinho se dirigia para a sua terra natal.

Pelo caminho, além do frio, encontrou um mendigo que, tremendo de frio, pedia esmola. Assim, Martinho desceu do seu cavalo e rasgou a sua capa ao meio oferecendo uma das partes ao mendigo.
Desta forma o mendigo poderia proteger-se do frio e Martinho seguiria o seu caminho com a consciência de ter feito bem ao pobre mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu, fazendo assim acreditar-se que tenha sido a recompensa pelo que Martinho fez ao mendigo, surgindo desta forma a expressão do "verão de S. Martinho".

Assim, a Casa de Giestais, aproveitando a data e o "verão de S. Martinho", convidou os familiares dos idosos e dos jovens portadores de deficiência para o tradicional magusto de S. Martinho. Os familiares e amigos responderam de forma positiva comparecendo em grande número e contribuindo com diversos doces e salgados para um lanche onde nada faltou e onde a boa disposição foi uma das tónicas desta tarde de convívio salutar.
Além do lanche, realizou-se a tradicional fogueira para assar as castanhas, tendo havido ainda uma atividade organizada pela professora de ginástica e uma atividade de música orientada pelo ator Romeu Pereira.

Para celebrar o dia de S. Martinho,
comem-se castanhas e outras coisas mais.
Bebe-se jeropiga e bom vinho
na festa da Casa de Giestais.