Aula Dança de Salão

Semanalmente, à 5ª feira, das 16h ás 17h, no Centro Cultural da ATC

9 de fevereiro, 2026
Aula Dança de Salão
A dança de salão é uma prática artística e social realizada em pares, focada na interação, ritmo e harmonia de movimentos, com raízes históricas nas cortes europeias e grande diversidade cultural, incluindo ritmos como samba, forró, bolero, tango e salsa.
Funciona como uma atividade física completa, melhorando a capacidade aeróbica, a coordenação e a socialização. 

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:
  • Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.
  • Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.
  • Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).
  • Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.
  • Paso-doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

São danças de salão clássicas:
  • Tango – surgiu nos bordeis da Argentina
  • Valsa Vienense – surgiu na Áustria.
  • Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.
  • Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot. É considerado uma das danças mais difíceis.
  • Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.
A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.

Venha participar numa aula experimental!