Caminhos de Santiago

Caminhos de Santiago

Vamos partir rumo a Santiago de Compostela


Procurando ir ao encontro das espectativas dos nossos fiéis peregrinos, a ATC tem programados diferentes percursos com distintas datas. Assim teremos o Caminho Português, a continuidade do Caminho entre Roma e Santiago, e a Via Mariana aos fins de semana até ao final do mês de junho.

 
CAMINHO DATAS Nº MIN
PAX
Nº MAX
PAX
CUSTO
Via Mariana
Sameiro - Muxia
23 novembro
a 28 junho
15 50 Preço a definir
Caminho Português
Valença - Santiago
5 a 10 de abril 10 15 500€
Caminho de Roma
Nice – aix en Provence
8 a 19 junho 12 15 1.250€
s/ viagem incluída

Questões práticas


1. Quem pode participar?
Todos os interessados maiores de 18 anos, que tenham uma preparação mínima indispensável. A condição física e de saúde são da inteira responsabilidade de cada participante. Consulte o seu médico de família antes de iniciar uma nova actividade física.  

2. Preparação?
A ATC disponibiliza as instalações do FIT CLUB ATC para treinos de preparação e organizará durante o mês de Março caminhadas de preparação.  

3. Inscrições?
As inscrições são limitadas. O prazo limite de inscrições termina quando for atingido o numero limite. Caso as inscrições atinjam o número limite, serão aceites inscrições em lista de espera.

4. Pagamento da taxa de inscrição?
O pagamento da inscrição pode ser feito na totalidade no acto da inscrição ou em prestações mensais. O pagamento pode ser feito directamente na sede da ATC em Joane, ou por correio, através de cheque enviado à ordem da Associação Teatro Construção, Rua Dr. Agostinho Fernandes, 113, 4770-216 Joane VNF.

5. O que cada caminhante deve levar?
  • Uma pequena mochila para levar água e uma peça de fruta durante as etapas.
  • Um cajado fornecido (pela organização).
  • Roupa de muda e artigos de higiene pessoal para os dias de caminhada.
  • Uma mala por participante que será transportada pela organização.
  • Atenção ao calçado – botas ou sapatilhas já ajustadas ao pé.
  • Meias de algodão sem costura de preferência;
  • Roupa larga que facilite o andar.

6. Onde se dorme?
As dormidas, serão asseguradas nos albergues dos peregrinos. Caso os albergues estejam totalmente ocupados a organização disponibilizará tendas de campismo aos participantes.

7. Passaportes?
A organização assegurará a cada participante o respectivo Salvo – Conduto que será carimbado, conforme é costume secular, em cada terra até Santiago de Compostela.

8. Organização?
A organização é da responsabilidade da ATC em parceria com o CCD Porto e BTTeatro.

 

Santiago de Compostela a História e a Lenda


De entre todos os discípulos que acompanharam Jesus Cristo, Santiago pertence ao grupo dos mais íntimos, ele esteve presente nos momentos mais importantes da sua vida. Após a morte do Profeta, Santiago participa na evangelização da palestina. Faz parte, com os outros apóstolos, do núcleo central da Igreja primitiva de Jerusalém antes de ser decapitado por ordem de Hérodes Agripppa, neto de Heródes O Grande, aproximadamente em 44 dc, sendo o primeiro apóstolo mártir.

A tradição atribui a Santiago a evangelização da Espanha. Partindo da Palestina ele terá chegado num barco de transporte de Ouro e Estanho, comércio que se desenvolvia nessa época entre a Galiza e a Palestina, à Andaluzia, onde iniciaria a sua pregação até chegar a Iria Flavia (actual Padrón). O seu regresso à Terra Santa seria feito pela via romana de Lugo que atravessa a península passando por Saragoça, dirigindo-se para Valença de onde embarcaria para reentrar na Palestina. Contudo, sobre este episódio nunca foi encontrado nada escrito pelo que muitos e reconhecidos historiadores medievais duvidam da sua veracidade.

O Breviarium Apostolorum, um registo de biografias dos apóstolos, redigido em Grego e posteriormente restaurado em Latim, fornece um detalhe importante sobre a descoberta do túmulo de Santiago na Galiza o que contribuiria para o nascimento do santuário e das peregrinações. Após o seu martírio o corpo de Santiago foi, segundo a lenda, transportado por dois dos seus discípulos e enterrado nos confins da Galiza. A sepultura é descoberta no reinado de Alonso II (759-842). A partir do século IX encontram-se alusões a este acontecimento. Porém, não há certezas quanto à data da descoberta do sepulcro apostólico, mas a maioria das fontes católicas apontam datas entre 813 e 820. A lenda conta que um ermitão do bosque de Libredón, de nome Pelágio (ou Pelaio), observou durante algumas noites seguidas uma “chuva de estrelas” sobre um monte do bosque. Avisado das luzes, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou escavações e encontrou uma arca de mármore com os ossos do santo e dos seus discípulos. Informado, o Rei das Astúrias mandou construir 3 Igrejas no lugar indicado, dando-se início às primeiras peregrinações.

Em 872 Afonso III, perante o número crescente de peregrinos manda construir uma majestosa Igreja no lugar da primitiva. Paralelamente, a reputação das peregrinações a Santiago levaria à mudança da sede episcopal de Iria Flavia para Compostela. Em 951 é registado o primeiro peregrino estrangeiro, na pessoa do Bispo de Puy, Goldescalc. Os Franceses são os primeiros peregrinos estrangeiros a deslocarem-se ao túmulo do apóstolo no século XI, na segunda metade desse século o carácter internacional afirma-se com a chegada de Alemães e dos primeiros Ingleses. Nesse tempo a Galiza metamorfoseia-se em Palestina Ocidental. Contudo, após ter sido um fenómeno religioso durante a idade média, as peregrinações a Santiago conhecem uma progressiva erosão a partir do século XIV, parando mesmo no século XVII por falta de peregrinos. No século XX dar-se-ia o renascer das peregrinações fazendo com que Santiago de Compostela seja o 3.º lugar Santo do cristianismo após Jerusalém e Roma.

 

Os Caminhos de Santiago

O Caminho de Santiago tem 7 rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português. Para alem destas rotas existe ainda o Caminho de Finisterra que faz a ligação entre a cidade de Santiago e Finisterra.

 

Regulamento Geral dos Caminhos de Santiago


A organização é da responsabilidade da ATC, ESTA ASSUME:
  • O transporte de Joane ao local de partida do caminho e regresso até Joane.
  • A alimentação e dormida (albergue) desde o almoço do primeiro dia de caminho até ao regresso a Portugal.
  • A definição das etapas e dos horários.
  • O transporte da bagagem e material de apoio.
  • A tomada de decisões sempre que não existir consensos no colectivo ou seja julgado necessário.

Material disponibilizado pela ATC:
  • A Compostela / passaporte.
  • Seguro de acidentes pessoais.
  • T-shirt e capa de chuva.

Para caminhar o conjunto dos peregrinos será dividido em grupos, sendo nomeado um coordenador e um sub-coordenador para cada grupo:
  • Os coordenadores são responsáveis por cada grupo e as suas orientações devem ser acatadas por todos.
  • Os coordenadores terão uma reunião diária com a organização para analisar eventuais anomalias ou dificuldades e planear o dia seguinte.
  • Os grupos partirão com intervalos de 5 minutos.

Cada peregrino assume a responsabilidade de estar física e clinicamente apto a participar nos Caminhos e de contribuir para que exista um ambiente saudável e boa disposição no seu grupo e no conjunto dos caminhantes. Para isso:
  • Deve cumprir horários.
  • Acatar as orientações.
  • Ajudar os outros.
  • Procurar ter espírito positivo.
  • Ajudar a equipa de apoio sempre que seja necessário.
  • Cada um obriga-se a levar o cartão europeu de saúde e o documento de identificação. Bem como: Saco cama; artigos/produtos de higiene pessoal; medicação, roupa e calçado adequado ao estado do tempo (em função das previsões para a altura); meias de algodão e apenas o indispensável para o bom desenrolar dos Caminhos.

As partidas para cada etapa serão ao nascer do sol, com excepção do primeiro dia:
  • A equipa de apoio acompanhará cada etapa. Fornecendo o apoio indispensável;
  • Os almoços serão leves e haverá lanche da parte da manhã e da parte de tarde (quando se justifique);
  • Se em algum local não for encontrada dormida para todos, a organização com os chefes de grupo distribuirá os lugares pelos mais necessitados. Sendo que, esgotadas todas as alternativas, alguns poderão ter que dormir em tendas.

Informações aos peregrinos:
  • Todos os albergues de peregrinos fecham às 23H00.
  • A Compostela poderá ser obtida na Oficina do Peregrino junto à catedral de Santiago apresentando o salvo-conduto Válido (passaporte carimbado ao longo do caminho).
  • Para o salvo-conduto ser validado terá de ter pelo menos dois carimbos diários, excepto no primeiro dia que terá de ter um mínimo de três.

 

Pedido de Informações