Universidade Sénior

Alunos da USDD num Cruzeiro de Barco pelo Vale do Douro

destino escolhido por sugestão de alguns alunos

2 de julho, 2015
A USDD realizou o grande e esperado passeio de final do ano lectivo tornando este um dos momentos altos das suas iniciativas.

Por sugestão de alguns alunos, o destino escolhido foi o cruzeiro Porto – Régua - Porto, subida de BARCO e descida de COMBOIO.
Este dia começou bem cedo, partida de Joane às 7 horas com destino ao Porto. Fizemos o check in e embarque pelas 8 horas no Cais da Estiva no Porto. A guia do barco em nome de toda a tripulação começou por nos desejar boa viagem e que desfrutássemos ao máximo o passeio. O pequeno-almoço e o almoço foram servidos a bordo, o que tornou o passeio mais completo e aprazível.

Esta viagem goza de vistas magníficas sobre as povoações ribeirinhas, capelas, igrejas, outros monumentos, pontes, as vinhas, os socalcos e o rio Douro em toda a sua imponência. Passamos a barragem de Crestuma-Lever (desnível de 14,10 m) e a de Carrapatelo (desnível de 35 m), esta é considerada a mais alta da Europa.

Estava um dia bonito de muito calor e, mesmo assim, não impediu que as alunas da turma de dança ao ouvirem a música Zumba começassem a dançar. Foi um momento bastante animado, com ritmo e boa disposição. Até os outros passageiros participaram na coreografia, tiraram fotos e até filmaram.

Chegamos ao cais da Régua pelas 15h00, dentro da hora prevista. Como o horário de saída do comboio em direcção á Estação de São Bento, Porto era só às 16h30, tínhamos algum tempo para passear na Régua. Assim, um grupo de alunos dirigiu-se ao comboio turístico que os levou á prova de vinho do porto, outro grupo preferiu ficar numa esplanada refrescando-se com um gelado ou bebida fresca, outros foram até á estação de comboios e aguardaram lá.

A viagem de comboio foi tranquila e agradável podendo desfrutar de uma vista soberba sobre o vale do Douro. Quando chegamos ao Porto, o autocarro já estava á nossa espera e seguimos destino a Joane.

Ficou prometido outro cruzeiro, agora da Régua a Barca de Alva….