Universidade Sénior

5ª Aula Aberta

"Sexualidade na 3ª Idade"

18 de maio, 2015
A vivência da sexualidade na terceira idade nada mais é do que a continuação de um processo que se iniciou na infância. São as alegrias, as culpas, as vergonhas e as repressões de cada um (associadas as modificações fisiológicas e anatomicas que a idade impõe) que determinam o comportamento sexual do idoso.

Estas aulas abertas sobre diferentes temáticas permitem momentos de reflexão e partilha, de carácter informativo e educativo para todos os participantes.
A geração atual de idosos é fruto de uma educação ainda muito repressiva, daí a sexualidade ser vista como “tabu” para os que têm idade mais avançada, pois a sociedade ainda concebe que apenas aos mais novos é dada a possibilidade de manifestar a sexualidade. Ressaltando que a presença da sexualidade pode amenizar os efeitos do processo do envelhecimento, dando assim uma melhoria na qualidade de vida do mesmo. Esta sessão teve como principal objectivo refletir sobre a sexualidade no idoso, os mitos da sexualidade e o sexo através dos sentidos.

Durante a apresentação, os alunos seniores mostraram-se abertos à discussão, falando da realidade do dia-a-dia sem entregar-se aos preconceitos da população tornando assim, a aula dinâmica e interativa e, ao mesmo tempo, divertida.

Em suma, a sexualidade permite-nos uma maior conhecimento de nós próprios, do que pensamos e sentimos, do que gostamos mais ou menos no nosso corpo e na relação que estabelecemos com os outros. Também concluímos que a influência das emoções positivas da sexualidade é de suma importância para promover alegria nos idosos, e assim, diminuir o impacto da senescência na pessoa idosa.