Dia Internacional dos Museus

Universidade Sénior

7 de junho de 2022
Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a USDD realizou uma visita guiada ao Museu dos Biscainhos, de palácio a museu e ao Museu D. Diogo de Sousa, enquanto museu de arqueologia e arte geral em Braga, no dia 25 de maio (4ª feira).
Ao longo da visita ao Museu dos Biscainhos foram feitas variadas referências à vida dos diferentes habitantes como criados, escravos e capelães, também foi possível (embora em menor expressão) ter outro ponto de vista dessa época, menos simpático mas igualmente real. Uma pequena visita aos Jardins do museu também fez parte do nosso itinerário.

Criado em 1918 e revitalizado em 1980, o Museu D. Diogo de Sousa é um museu de arqueologia, aberto ao público desde Junho de 2007 num edifício construído de raiz. As suas coleções são fundamentalmente constituídas por espólio resultante da investigação arqueológica que tem vindo a ser realizada na região Norte, em especial na cidade de Braga. A exposição permanente está organizada em torno de quatro grandes núcleos. O primeiro abarca o Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Calcolítico, Idade do Bronze e a Idade do Ferro. O nome do museu é uma homenagem a D. Diogo de Sousa, arcebispo de Braga entre 1505 e 1532, por ser um dos primeiros a tentar preservar o património da antiga Bracara Augusta …

No fim das visitas, fomos conhecer a cafetaria do Museu D. Diogo de Sousa e desfrutar de um pequeno lanche em convívio. Regressamos a Joane depois de uma tarde bem passada e em contexto de estudo muito proveitosa.

Dinamizar atividades de índole cultural e identitária e, neste caso promover o conhecimento sobre estes 2 museus junto do público sénior, foi o grande objetivo da USDD.

Adicionar comentário