Jazz na Caixa - Primavera 2019

3 de abril, 2019
O Jazz na Caixa, é um ciclo de concertos que teve início em 2017, pela mão de Tiago Machado e da Associação Teatro Construção com o apoio do Eixo do Jazz.

Neste 3º Ciclo - Primavera 2019, a vocação do Jazz na Caixa e do Eixo do Jazz consolida-se. Criar novos públicos criando eventos pedagógicos e atrativos para todas as idades.
 
Desta vez o foco do ciclo são os instrumentos. Não os instrumentos tradicionalmente mais associados ao Jazz, como o saxofone ou o trompete, mas o Piano e os instrumentos de cordas e arco.

O primeiro fim de semana, 5,6 e 7 de Abril, será preenchido por três concertos de Piano a solo, no mesmo registo das edições anteriores, em que o público partilha o palco com os músicos.

Serão eles:
Dia 5, sexta feira, Abe Rábade
Dia 6, sábado, Mário Laginha
Dia 7, domingo, João Paulo Esteves da Silva

Nenhum destes músicos precisa de apresentação. São três dos melhores pianistas da actualidade.

Durante a semana, aproveitando a primeira semana de férias da Páscoa, estão programados dois workshops.

O primeiro para jovens estudantes de música, dos 8 aos 14 anos, fazendo uma introdução ao Jazz.

O segundo, Jazz com Arco, servirá como introdução ao jazz para instrumentistas de cordas que pretende abordar a improvisação livre baseada na exploração electro acústica com Instrumentos de Corda como o Violino, Viola d´Arco, Violoncelo e Contrabaixo.
No dia 13 de Abril a obra “construída” no WorkShop será interpretada ao vivo.
Os músicos convidados para o Workshop serão os Músicos
Hugo Correia (Contrabaixo e Violoncelo) e Manuel Maio (Violino)

O Jazz na Caixa - Primavera 2019, termina no domingo à tarde, pelas 17h30, o último concerto está entregue a Bruno Santos, Guitarra, que já esteve no Jazz na Caixa de 2018, fazendo parte da dupla Mano a Mano, com André Santos.
Como, além de um grande músico, é um grande comunicador e pedagogo, repetimos o convite. Desta vez Bruno trás Rita Redshoes para partilhar o palco connosco.

E como as Jams e o Jazz andam sempre de mão dada, nos dois sábados, 6 e 13 de Abril, no final dos concertos, haverá Jam aberta no Bar do Auditório do A.T.C..