Academia
Academia de Basquetebol ATC
Descrição da jornada

Desta forma pretendemos fornecer todas as informações, de todos os jogos, dos diferentes os escalões da nossa Academia de Basquetebol.
A jogar em casa com a equipa líder da classificação, o Basquete Clube de Barcelos, adivinhava-se um jogo difícil para os mais novos da Academia de Basquetebol ATC. O jogo ficou decidido desde muito cedo e a superioridade do adversário nunca foi colocada em causa, resultado final de 5-119. O que fica na retina é a evolução da equipa e sobretudo a entrega e a luta que deram durante todo o jogo, ignorando por completo o resultado. O caminho faz-se caminhando, dizia o poeta, e nesse caminho obstáculos se vão encontrando, mas os olhos estão sempre postos no horizonte e é assim que os sub 12 jogam, com os olhos no horizonte e caminhando sempre da mesma forma independentemente dos obstáculos que aparecem.
Sub 16 M
De visita a Viana do Castelo e contra o Clube Basquete de Viana entraram mais uma vez ansiosos e deixaram o adversário ganhar vantagem no marcador, parcial de 11-2. Após algumas correções e ajustes a equipa equilibrou o resultado, ainda assim, com alguns erros aproveitados pelo adversário não foi possível diminuir a diferença no marcador. Chegando ao intervalo a perder por 30-12, na segunda parte a ATC não foi capaz de inverter o sentido de jogo e contrariar as dificuldades defensivas que foram sendo colocadas e que depois de transformavam em pontos para o adversário, chegando ao final com 73-25 no marcador.
Sub 14 M
Com jornada dupla, os sub 14 visitaram o Monção Basket Clube e receberam o Ribeirão Futebol Clube, como tem sido hábito, no jogo em Monção a equipa entrou nervosa e a tomar más decisões o que contribuiu para o equilíbrio inicial, 8-10 no primeiro período. O segundo não foi melhor, continuando a cometer erros defensivos e a permitir pontos ao adversário, este foi mantendo o equilíbrio do jogo, com 14-18, chegando ao intervalo a vencer por apenas 22-28. O intervalo foi bom conselheiro e a equipa empenhou-se para mostrar que aquele equilíbrio não era real e no terceiro e quarto período pareciam outros atletas de tal modo que os parciais foram 7-26 e 8-21.
No segundo jogo do fim de semana não cometeram os mesmos erros e a entrada concentrada e as boas decisões foram ao longo de todo o jogo marcando a diferença no marcador. O Ribeirão não colocou nunca em causa o resultado final e com parciais de 15-7, 18-7, 18-6 e 18-6 os jovens da ATC mostraram contra uma equipa superior à do dia anterior que tiveram um jogo menos bom. Fizeram um jogo em que exploraram as lacunas do adversário e sobretudo mostraram a sua qualidade técnica ao serviço da equipa, com momentos muito bons de basquetebol.
Sub 19 F
As sub 19 fizeram o seu último jogo nesta fase da competição em casa frente ao Vitória Sport Clube Guimarães, na expetativa de um jogo complicado as jovens da ATC entraram com muita garra e determinação, mas a qualidade do adversário foi sendo exposta em campo. A ATC passou muitas dificuldades porque os erros estavam a converter-se em pontos e a diferença ia-se avolumando, não havendo capacidade de resposta. A espaços foi possível algum equilíbrio e percebe-se pelos parciais isso mesmo, 6-29, 8-12, 9-19 e 7-15, contudo era difícil manter o ritmo e acompanhar o VSC estando algumas das suas atletas habituadas a treinar e jogar com a equipe sénior. Fica o registo de que apesar de somar por derrotas todos os jogos nesta fase, a equipa conseguiu manter jogos equilibrados e criar dificuldades a adversários com planteis mais vastos e competitivos. A equipa vai agora disputar o acesso à fase final com a equipa vencedora da série B.