CAT e LIJ

Encontro de Técnicos de Casas de Acolhimento Residencial

3 de maio, 2018
A equipa técnica do Centro Distrital de Braga, do Instituto da Segurança Social, está a organizar, desde 2017, acções de apoio e acompanhamento às casas de acolhimento, do distrito. No passado dia 27, a ATC teve a oportunidade de organizar a dinâmica intitulada de “A importância da não segregação em função do género na normalização das vivências, em acolhimento residencial”. A realização destas acções permitem uma maior convivência entre as equipas (técnicas e educativas) das casas de acolhimento e partilha de experiências, desafios e estratégias para a vivência das crianças e jovens, nas casas de acolhimento.
A nossa casa de acolhimento, que prima pela não segregação de género, partilhou todos os desafios, que vai encontrando ao longo dos 24 anos de existência, e a gestão do espaço físico e particularidades que existem na convivência entre rapazes e raparigas.

Neste encontro, concluiu-se que a convivência entre rapazes e raparigas, por muitos receios e desafios que possam levantar às outras casas de acolhimento, as quais acolhem rapazes ou raparigas, permite trabalhar a igualdade de género, educar para a diversidade, manter as fratrias de irmãos e normalizar as vivências entre rapazes e raparigas, para o futuro.