Voltar à primeira página

Atletismo

Banana da Madeira

Depois do esforço nada melhor que uma Banana da Madeira para recuperar

7 de setembro de 2016
Banana da Madeira
Pelo segundo ano consecutivo, daremos a todos os participantes nas diferentes provas do Famalicão Joane de 2016, uma Banana da Madeira, através de uma representante no continente, a FRANOL. A proximidade do mar, a exposição solar e o clima ameno ao longo de todo o ano, aliado à fertilidade dos solos, a uma cuidada seleção das plantas e a um correto regadio, permitem obter um fruto de características únicas.
Graças a essas condições ambientais, a Madeira produz bananas deliciosas, conhecidas pelo seu intenso sabor e aroma.

A posição geográfica da Ilha e as suas condições climáticas levam a que os terrenos mais propícios ao cultivo da bananeira sejam os do Sul, entre o nível do mar e a cota dos duzentos metros de altitude. A cultura da Bananeira encontra aí as melhores condições para o seu desenvolvimento: temperatura elevada, dada pela boa exposição solar, e água em abundância, proveniente do norte da ilha através de canais de irrigação: as levadas.

No cultivo da Banana da Madeira, respeitam-se e cumprem-se as boas práticas agrícolas, o ambiente e as normas de qualidade europeias, garantindo ao consumidor que saboreia esta fruta a plenitude das suas qualidades e a sua origem europeia. É uma agricultura que visa o desenvolvimento rural e a sustentabilidade ambiental, social e económica.

Para além de tudo isto, a Banana é um ótimo alimento para quem precisa de energia rapidamente, que é o seu caso no final da sua prova. Durante o exercício físico existem perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através da transpiração. Em média são perdidos 330mg de potássio por litro de suor. Além disso, o potássio auxilia na contração muscular e a sua carência está relacionada com o aparecimento das cãibras.

Mais, a Banana tem funções diretamente relacionadas com o metabolismo energético, principalmente no que diz respeito às reações que favorecem a quebra do glicogénio, também a vitamina B6 presente na banana ajuda a poupar a quebra de proteínas musculares o que é fundamental para evitar a perda de massa muscular e também favorecer a recuperação muscular, deixando-o pronto para o treino de amanhã. Esta vitamina ainda potencia a absorção do zinco, que é um mineral que participa nos processos de reparação dos tecidos e tem interferência no sistema imunológico.

As bananas são ainda fonte de triptofano, um aminoácido relacionado com a melhoria da atividade cerebral e que ajuda também na qualidade do sono, proporcionado condições para podermos realizar bons treinos e boas provas.

Venha participar, garantimos que no final terá o início de uma recuperação muscular que o deixará pronto para mais um treino no dia seguinte.

Visite:

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
IRS - Ajude-nos a ajudar!

2021-05-11 16:48:49

Últimas Notícias
“Céus-abertos” para mais um Ano Letivo

26 de Novembro de 2021

Cientistas Loucos

25 de Novembro de 2021

Dorsais personalizados

23 de Novembro de 2021

Festa de São Martinho para manter a tradição

18 de Novembro de 2021

Noticia Dia Mundial da Criatividade

17 de Novembro de 2021

Sessão de Abertura Ano Letivo

11 de Novembro de 2021

Dia Mundial do Cinema na Residência ATC

9 de Novembro de 2021

Fardo (Peripécia Teatro)

29 de Outubro de 2021

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
Desafio Eco-Escolas 2020
Desafio Eco-Escolas 2020
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres