Universidade Sénior

Ao encontro da história e tradições locais

passeio ao Douro

15 de março, 2016
Os alunos da USDD, alguns familiares e amigos realizaram uma viagem magnífica, que atravessou uma vasta região do Douro, até ao Pocinho, onde o cenário verde da paisagem estava pontuado pelo colorido de algumas amendoeiras, num percurso através da história e tradições locais.
 
Quando chegamos à estação do Pocinho seguimos viagem em direção a Mêda. Visitamos a bonita Aldeia Histórica de Marialva, cheia de lendas e com um ambiente único, numa atmosfera de bem-estar e tranquilidade que exigiu uma visita demorada, e Longroiva onde as famosas águas termais deram-lhe fama e proveito. Fomos almoçar a um restaurante que é uma referência na região: “Sete e Meio”. Após o almoço continuamos o nosso itinerário cultural para Torre de Moncorvo passeando por paisagens soberbas entre alguns amendoais em flor e, outros sem flor. Em Torre de Moncorvo visitamos o seu Centro Histórico com a sua bela Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e, o Museu de Arte Sacra onde está patente a exposição temporária “Arte e Fé em Moncorvo”, constituída por uma pequena parte do conjunto das obras da Igreja Matriz e da Igreja da Misericórdia. Nas salas que constituem o museu estão expostos vários objectos litúrgicos, imagens de santos e paramentaria. Ainda em Moncorvo fomos provar as célebres amêndoas cobertas, acompanhadas de um “Porto”. Enquanto isso, alguns dos alunos e seus familiares aproveitaram para comprar alguns produtos típicos da região, como mel, azeite, figos secos e as amêndoas cobertas.

Embarcamos na estação de Pocinho em direcção à estação de Campanhã no Porto. Daqui, seguimos viagem em direção a casa. Foi mais um momento de lazer e de convívio entre todos os participantes e, ao mesmo tempo, um passeio com uma vertente cultural e histórica.