À Descoberta dos Animais

Sala 2 A

7 de dezembro de 2022
“Porque é que o cão tem patas e faz au au au au!!!?” Foi a pergunta que nos fez mergulhar à descoberta dos animais!
Com alguma pesquisa e com os recortes e imagens que as crianças trouxeram para a sala, trabalhamos noções matemáticas, através da organização e separação por conjuntos dos animais que se deslocam na terra, na água e no ar…

Tendo a simpática colaboração dos familiares das crianças, “abrimos as portas” da nossa sala ao mundo dos animais domésticos.

Com entusiasmo, o grupo pôde observar e explorar algumas características e particularidades dos animais (penas, pêlo, patas, bico, escamas, etc.).

Durante estas semanas, a integração de alguns conteúdos foi visível e a transição dos mesmo para as suas brincadeiras foi notória.

Houve até necessidade de reorganizarmos o nosso espaço da sala e criarmos uma área de conhecimento do mundo sobre esta temática que tanto agrada aos mais pequenotes.

As brincadeiras livres nessa área tornaram-se mais estimulantes. O empilhamento de blocos de madeira na construção de pequenas “cercas para os animais não fugirem”; a organização e seleção de animais domésticos e selvagens, o envolvimento e a comunicação das suas descobertas com os amigos permitiu-lhes desenvolver competências ao nível da linguagem, da matemática e da formação pessoal e social.

Tão bom observar e sentir a envolvência de crianças tão pequenas em pequenos projetos!

Espreitem aqui algumas dessas atividades…

Adicionar comentário