Festa de São Martinho para manter a tradição

Fogueira, castanhas e vinho tinto

18 de novembro de 2021
A entrada no Outono, marca também a chegada do frio e é altura em que os ouriços, que protegem as castanhas, se abrem, deixando assim possível apanhar as castanhas. Esta é também a altura das vindimas e com esta atividade temos o vinho novo. Assim estão reunidas as condições para celebrar o São Martinho e manter uma tradição que se mantém ao longo dos anos.
De Norte a Sul de Portugal, são muitas as famílias que se reúnem à volta da fogueira, aguardando que se assem as castanhas, com a tigela do vinho novo e um ou outro copo de jeropiga na mão. Apesar de algumas limitações que ainda se mantêm, e sem a euforia e participação de outros tempos, a família ATC da nossa Residência, também celebrou o São Martinho, mantendo uma tradição que não queremos que termine.

A música, a fogueira, as castanhas assadas, o vinho tinto e outras iguarias não faltaram e se o calor humano dos familiares e amigos não foi ainda possível este ano, estamos confiantes que será recuperado muito em breve, tendo sido compensado pelo calor da bela fogueira e pela alegria e carinho dos colaboradores que nela participaram. Que a tradição se mantenha!

Adicionar comentário