No Caminho pela ATC

Um desafio solitário mais solidário

28 de maio de 2021
A ATC tem já uma larga experiência na organização e realização dos Caminhos de Santiago, tendo acompanhado centenas de peregrinos, dos mais diferentes pontos do país e até mesmo vindos de outas partes do mundo como é o caso de Brasil, Canadá, Bélgica, a percorrer os mais diferentes Caminhos de Santiago: Caminho Francês, Caminho Português Central, Caminho da Costa, Variante Espiritual, Geira Romana, Caminho Primitivo, Caminho de Finisterra e Caminho Inglês. Ainda de referir os Caminho de Roma a Santiago e a Via Mariana que se inicia no Sameiro, passando por Santiago e termina em Muxia que, devido às restrições causadas pela pandemia, tiveram de ser cancelados.
A pandemia veio colocar grandes dificuldades aos utentes e às próprias Instituições, causando grande impacto no que diz respeito à saúde e bem-estar dos idosos, limitando as suas capacidades motoras e cognitivas e por outro lado tendo impacto muito negativo no que diz respeito às dificuldades financeiras provocadas pelos elevados custos dos materiais e equipamentos de “combate” ao vírus. Foi exactamente neste contexto e vivenciando as dificuldades com que nos deparamos, que surgiu o projecto “No Caminho pela ATC”. A ligação da ATC aos Caminhos de Santiago e o sonho de um “peregrino” e colaborador da Instituição, fizeram surgir este desafio “solitário mas solidário” que pretende angariar donativos para a aquisição de equipamento para a Residência ATC, mais concretamente camas articuladas eléctricas.

Com este desafio, o Hélder Melo irá percorrer o Caminho Francês de Santiago, tendo como ponto de partida Saint Jean Pierre Port e ponto de chegada a Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela, percorrendo assim cerca de 800 kms. O objectivo será angariar 10 € por cada Km percorrido, para depois podermos adquirir as 10 (dez) camas articuladas eléctricas em falta e que darão conforto e qualidade de vida aos mais frágeis.
Em ano Santo, esta é também uma forma de homenagear TODOS aqueles que caminharam, caminham e caminharão com a ATC. Contamos contigo para juntos concretizarmos este desafio.

 

Adicionar comentário