Mete Medo ao Susto por Mandrágora

Mete Medo ao Susto

Companhia de teatro Mandrágora


Sinopse
Através da narrativa popular e através da comunicação com jovens públicos vamos à descoberta do ponto de origem de distintos receios que se convertem em medos e posteriormente em condicionais comportamentais e até mesmo traumas. Quais os medos inevitáveis? Quais os medos que podemos enfrentar para se tornarem meramente em desafios ultrapassáveis. É uma criação teatral para jovens públicos que coloca o espetador perante desafios através de uma narrativa simbólica e povoada de imagens e sons, desmistificando muito do imaginário popular e capacitando o espetador a estar na criação como agente ativo. É também uma viajem sensorial onde criamos um jogo com a luz, o som e sobretudo com a carga simbólica dos objetos. Será inevitável termos medos transversais pertencentes à matriz do ser humano. Será que em cada sítio, local, país e continente do mundo, uma criança tem os mesmos medos que a sua vizinha? Será essa matriz humana transversal? Deste modo a criação da dramaturgia será alicerçada no diálogo com crianças em distintos continentes onde nos une a proximidade da língua portuguesa.


Ficha Artística e Técnica
Encenação e Interpretação: Filipa Mesquita
Consultadoria Artística: Clara >Ribeiro
Acompanhamento: enVide nefelibata
Cenografia: Cirilo Reis, Vânia Kosta
Adereços e Figurino: Vânia Kosta
Música Cénica: Fernando Mota
Direção Técnica de Luz e Som: César Cardoso
Fotografia Promocional: Margarida Ribeiro
Vídeo Promocional: Paulo Pinto
Design: Paulo Sá, Rúben Gomes
Produção Executiva: Hélder Duarte
Produção: Teatro e Marionetas de Mandrágora
Colaboradores: EB1 Vila do Conde - Escola Básica nº1 de Vila do Conde (Professora Isabel Leão, Portugal), CAFE de Ermera - Centros de Aprendizagem e Formação Escolar de Timor-Leste (Mariana Gomes, Timor-Leste), ODEI - Organização para o Desenvolvimento e Educação Infantil (Sr. Culpa, Moçambique), Portugarte - Arte independente portuguesa (Elisa Vilaça, Macau), Grupo Sobrevento (Luís André Cherubini, Brasil)
Apoio: República Portuguesa - Cultura, DGARTES – Direção-Geral das Artes, Município de Espinho/Câmara Municipal de Espinho, Município de Gondomar, Município de Vila do Conde
Agradecimentos: Carla Branco
Residência Artística: esta criação foi concebida em residência artística no Teatro Municipal de Vila do Conde
Classificação etária: Maiores de 6 anos