Academia

Acção de Formação de Basquetebol foi um sucesso

Organizada pela ATC, contou com 35 participantes, entre treinadores e árbitros

8 de julho, 2014
Contando com 35 participantes, entre treinadores e árbitros oriundos de diversos distritos e clubes do norte do país, a Acção de Formação de Basquetebol, organizada pela ATC no passado sábado, foi um sucesso.

Abrindo a sessão, Mário Silva, Coordenador do Gabinete Técnico da Associação de Basquetebol de Lisboa e ex treinador da Liga de Clubes no Algés, apresentou diferentes formas de defender o bloqueio directo.
Por sua vez, Aniceto do Carmo, ex atleta internacional em todos os escalões, treinador campeão nacional, abordou com clareza e objectividade a transição ofensiva nos escalões de formação, nomeadamente sobre a importância e desenvolvimento do contra ataque.

Numa apresentação onde predominou a interacção com os participantes, António José Coelho, ex árbitro internacional, formador e coordenador do programa “jovens talentos”, apresentou alguns casos práticos de arbitragem, especialmente algumas situações onde normalmente há maior grau de reclamação por parte de jogadores e treinadores.

A fechar a Acção, Orlando Simões, treinador adjunto da selecção nacional sénior masculina de 2002 a 2007 e seleccionador nacional de Sub 20 masculinos de 2008 a 2010, abordou o treino do lançamento, apresentando alguns exercícios específicos para melhorar a técnica individual nos jogadores dos escalões de formação.

Para terminar, refira-se que no decorrer da Acção de Formação, Eduardo Monteiro, até ao momento único candidato assumido à presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol nas eleições que se realizarão no próximo mês de Setembro, apresentou algumas das linhas orientadoras do seu projecto para o Basquetebol em Portugal.