Arraial na Residência ATC

5 de março, 2018
Desde o passado dia 19 de Fevereiro, que a Residência ATC, passou a contar com uma nova estagiária, que se encontra a realizar Licenciatura em Gerontologia Social. Assim, no âmbito do seu projeto de intervenção “Música para despertar”, no passado dia 28 de Fevereiro, ao longo da manhã, proporcionou uma manhã recheada de música popular aos nossos utentes.
Aproveitando o gosto e a qualidade que tem, por saber tocar concertina e a vantagem dos nossos utentes gostarem muito de música, foi uma mais valia utilizar este instrumento para gerar um momento distinto do habitual. Desta forma, realizou-se “um pequeno arraial”, no qual a estagiária tocou várias modas conhecidas e os utentes cantaram e acompanharam o ritmo musical através de palmas.

Foi notória a satisfação dos nossos utentes face a esta atividade, pois muitos deles remeteram para vivências passadas, no tempo em que eram jovens e a música estava sempre presente. Das músicas que foram tocadas, as que demonstraram mais adesão e transmitiram mais emoções foram: “Ó rama, ó que linda rama”, “Alecrim” e “São bento da porta aberta”. Esta foi a primeira atividade que a estagiária elaborou com os nossos utentes, que permitiu criar mais confiança com eles. Além de terem gostado bastante, pediram para ocorrerem mais momentos como este, pois é algo que lhes transmite alegria e assim ficam com mais energia para o resto do dia.

Alguns utentes não sabiam as letras das músicas, mas ficou estabelecido que numa próxima, vamos distribuir ias letras de cada música. Outro aspeto que ficou definido entre todos foi que quando existir outro arraial, cada um irá tocar instrumentos como o tambor, as maracas, o triângulo e o reco-reco. De uma maneira geral, a estagiária conseguiu alcançar os objetivos que tinha delineado para esta atividade.