Voltar à primeira página

Crimes Exemplares ou nem tanto…

Adaptação livre de “Crimes Exemplares” de Max Aub



Quem move o corpo move o coração; quem move o coração move as emoções; quem é capaz de emocionar-se é capaz de emocionar(…) O músculo que não se exercita atrofia-se, por isso sabemos de gente que não se recorda de rir. O mesmo se passa com o cérebro: quem não se renova e joga com os seus pensamentos, facilmente perde a agilidade necessária para entender um mundo em mudança permanente e perde o prazer de criar, o gozo de viver e o privilégio de partilhar. – Tomás Motos Teruel1
 
Enquadramento
O esquecimento desumano a que são votados os idosos, por parte de familiares e amigos, é um dos sinais dos tempos que vivemos:
  • Isolados e sós em casa, dia e noite, durante meses e anos…
  • Esquecidos  em Lares com mais ou menos condições e vida…
A desumanidade do esquecimento em Lares e Centro Dia é muitas vezes substituída por relações de amizade com os companheiros do lado… O grupo pode ser fonte de vida, de alegria, de convívios exemplares.

Este projeto, a partir da obra de Max Aub “mostra-nos” que um grupo de prisioneiros, esquecido pelos seus e pela sociedade, pode decidir recusar a liberdade que lhes permitia reencontrar os mais próximos e o mundo…
A partir daqui, um grupo de mulheres idosas, a maioria com mais de 75 anos e sem saber ler nem escrever, pode aprender teatro e levar à cena uma adaptação livre de Max Aub. Elas sabem e sentem o que é o esquecimento. Elas podem “fazer com que aconteça teatro e vida”.

Um grupo de jovens do Centro de Acolhimento Temporário faz o que falta para termos uma história exemplar… numa peça divertida, jovem e cheia de vida…

Um espectáculo do Teatro Construção para levar a dezenas de instituições com seniores.

Um espectáculo que é uma história que nos questiona, anima e diverte… Um espectáculo que mostra a força, a vida e a alegria de um grupo de octogenárias em partilha e convívio com um grupo de jovens.
Menu » Prém. Ma. Ant. Mota
Notícias » Prém. Ma. Ant. Mota
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres