Voltar à primeira página

BTT Teatro

Realização de peregrinação a Fátima

percurso realizado em 3 dias

13 de maio de 2013
Pela primeira vez, o BTTeatro realizou uma peregrinação a Fátima. Da vila de Joane, em Vila Nova de Famalicão, partiram no passado dia 3 de Maio um grupo de 13 amigos unidos pelo mesmo gosto: o ciclismo.

O objetivo era chegar em três dias ao santuário de Fátima, sem ajuda externa. E foi cumprido!
O grupo juntou-se para a partida às 6h00 e seguiu em direção a Sul com o desafio de chegar à Mealhada, logo na primeira etapa. Passada a cidade de Famalicao, a primeira paragem foi na avenida dos Aliados, no Porto, para uma fotografia de grupo. Logo abaixo, na Ribeira, o grupo recarregou baterias com um reforço alimentar e a ponte D. Luís ao fundo.

Do outro lado do Douro, o grupo seguiu numa aprazível ciclovia até Espinho, que marcou o final da viagem pelo litoral. Desde então, as bicicletas rolaram até ao interior, passando por Santa Maria da Feira onde, vencido o castelo, foi feito o primeiríssimo trajeto de monte já no concelho de Oliveira de Azeméis. Cucujães abrigou a primeira paragem para almoço e logo depois chegou a primeira avaria, rapidamente resolvida. Depois da passagem por Albergaria-a-Velha e Águeda, e ao fim 160 Km percorridos em 15 horas foi tempo de descanso na Mealhada com um jantar animado que permitiu recuperar forças para o dia seguinte.

No dia seguinte, o grupo arrancou rumo à Coimbra por alguns trilhos e estradas secundárias, onde não faltou a foto da praxe em frente ao Portugal dos Pequeninos. Começou então a subida sem dó nem piedade em direção aos melhores trilhos da peregrinação: as setas azuis guiaram o grupo por vários quilómetros de bonitas paisagens, na zona de condeixa. O almoço foi na pequena aldeia do Rabaçal e mais tarde a paragem para água e fruta no alto de Alvorges. Começou a descida rumo a Ansião e depois fizeram-se apenas 20 km, sempre a rolar em estrada, para completar os 100 km até ao descanso em Caixirias. Estava completa a segunda etapa.

Para o último dia, com alvorada às 6 horas, ficaram os cerca de 20km mais descontraídos de toda a peregrinação, num misto de estrada e trilhos, sempre na companhia de várias dezenas de peregrinos e respetivos carros de apoio. Ao fim de duas horas de pedaladas, o grupo chegou finalmente ao Santuário de Fátima, onde não podia faltar a última fotografia de grupo, antes da chegada das famílias para uma tarde de descontração e convívio.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres