Teatro Construção

Estreia da peça ZÉ DO TELHADO

Encerra XXVII FESTIVAL DE TEATRO EM JOANE

22 de novembro, 2011
No próximo sábado, dia 26 de Novembro, às 22 horas, no Auditório do Centro Cultural em Joane, o Teatro Construção encerra o seu XXVII Festival de Teatro, com a estreia da peça Zé do Telhado.

Com texto de Hélder Costa e adaptação e encenação de Custódio Oliveira nesta peça, com 13 actores profissionais e amadores ligados ao Teatro Construção, conta-se o essencial da história do “mais afamado salteador” do século XIX, como o intitula Camilo Castelo Branco, que com ele partilhou durante algum tempo a Cadeia da Relação do Porto.
No início dos anos 80 do século XX, o Teatro Construção tinha já encenado esta peça, com a qual fez dezenas de representações e uma digressão por França e Suécia. Então, fazia parte do elenco o actor Faria Martins, fundador da ATC, falecido em Agosto passado. A reposição desta peça tem para o Teatro Construção um significado especial, sendo uma forma de homenagear o Faria Martins.

Para além de dirigente durante duas décadas da Associação Teatro Construção (ATC) e de actor em mais de três dezenas de peças, como profissional o Faria Martins fez parte de outras companhias como Filandorra, Jangada e Seiva Trupe.

ZÉ DO TELHADO
Entre a história e a lenda, se Zé do Telhado faz parte da memória colectiva deve-o a Camilo Castelo Branco que o imortaliza em “Memórias do Cárcere”, adjectivando-o de “salteador de estrondo”, “bandido social”, “bom coração”, “o que tirava aos ricos para dar aos pobres”.

Zé do Telhado combatente das tropas liberais e ordenança de Sá da Bandeira, terá bebido aí as ideias que fizeram dele um Robin Hood à portuguesa, explicado por Camilo nos termos seguintes: “Este nosso Portugal é um país em que nem pode ser-se salteador de fama, de estrondo, de feroz sublimidade! Tudo aqui é pequeno: nem os ladrões chegam á craveira dos ladrões dos outros países!”

A PEÇA
A partir do texto original de Hélder Costa, o Teatro Construção conta partes da vida do Zé Telhado, recorrendo à expressividade dos actores em prejuízo de meios cénicos complexos e caros.

FICHA TÉCNICA

Actores

Romeu dos Anjos
Hélder Melo
Simão Barros
António Leites
Carla Rodrigues
Elvira Oliveira
Sofia Machado
Simão Machado
Diogo Fernandes
Serginho (Sérgio Fernandes)
Rosa Dias
Susana Soares
Manuel Costa

Técnico

César Gonçalves

Encenação

Custódio Oliveira

Imagens em ensaio: