Caminhos de Santiago 2011

ATC / Projecto Caminhos de Santiago – 2011/2014

Lurdes – Pamplona pelos Pirenéus

30 de maio, 2011
Confirma-se que no dia 10 de Junho, 41 peregrinos iniciam em França (Lurdes) os caminhos franceses de Santiago que irão fazer em 4 anos (250 Km em cada ano).


As etapas deste ano são feitas pelos Altos Pirenéus e Pirenéus Atlânticos, tendo como pontos principais, Lurdes, Bétharram, Olorón, S. Jean de Pied de Port e Pamplona.

O grupo constituído por pessoas de diferentes idades, género, profissões e residências, nomeadamente, Lisboa, Porto, Guarda, Braga e Famalicão, parte no dia 9, e inicia os caminhos no dia 10, para terminar no dia 19 de Junho.

Há oito anos, a ATC iniciou a actividade de organizar os caminhos de dois em dois anos a partir de Portugal, Finisterra, Fuente Sagrada. Esta iniciativa terá novamente lugar em 2012.

Os participantes fazem os caminhos por razões culturais e ou religiosas.

O projecto Lurdes – Santiago nasceu da vontade dos caminhantes que já tinham feito todos os outros caminhos e gostavam de fazer os caminhos franceses.

Face às anteriores experiências, a ATC considera que a deste ano apresenta dificuldades acrescidas: mais longe de Portugal; mais dias; etapas mais longas; terreno de montanha; um grupo maior e muito heterogéneo.