Voltar à primeira página

20 Anos de Residência

12 de fevereiro de 2020
No passado dia 05 fevereiro a Residência fez 20 anos desde a sua inauguração. Para assinalar a data foram realizadas diversas atividades durante a semana, que envolveram os utentes da Residência, do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro de Atividades Ocupacionais e uma sala do Colégio.

Ainda de referir que numa das atividades também estiveram presentes um número significativo de pessoas da comunidade.
Assim, na quarta-feira dia 05 de fevereiro na parte da manhã, foi realizada uma Missa Solene celebrada pelo nosso assistente espiritual Padre Cândido, onde participaram todos os utentes e a comunidade em geral.

O almoço ficou marcado pela presença de alguns dos nossos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário que se juntaram nesta data tão especial para a casa e para eles.

As comemorações seguiram-se da parte da tarde e onde contamos com a presença de uma sala do Colégio que nos presenteou com um poema e uma canção dedicados à Residência e a todos que dela fazem parte.

Contamos ainda com a presença de alguns membros da direção e do Diretor Geral, Dr. Francisco Melo, que se juntaram a todos os utentes e colaboradores para cantar os parabéns à Residência, tenso as velas sido apagadas pelo utente mais antigo da Casa, o Sr. José de Lima.

Paralelamente às comemorações e porque recebemos uma voluntária internacional, neste caso do México, através de um projeto de parceria com a AIESEC – Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales, tivemos oportunidade de assistir a um ritual ibérico chamado “pinhata”, que é muito comum no México, e que se baseia no rebentar de um “boneco” feito em papel de jornal e coberto de papel crepe, onde se encontram no seu interior doces e rebuçados ou caramelos. Foi uma experiência divertida e diferente em especial para as crianças do Colégio.

Na quinta-feira dia 06 de fevereiro, realizamos uma sessão informativa relacionada com as Demências com apresentação do Enfermeiro Luís Durães da Associação Alzheimer Portugal e onde foi possível partilhar experiências e dificuldades que cada vez mais nos debatemos nos dias de hoje. Foi uma sessão muito interessante e produtiva, aberta aos colaboradores, familiares e comunidade em geral e que contou com um número significativo de participantes, que prova bem a preocupação e a necessidade de conhecimentos, estratégias e conselhos para lidar com as pessoas portadoras de Demência.

As comemorações dos 20 anos da Residência ATC continuarão durante o mês de fevereiro com outras atividades dentro e fora das nossas instalações.

Venham mais 20!

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
O espectáculo “Pó”

2019-12-02 12:38:55

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres