Voltar à primeira página

Participação no XVI Concurso de Cultura Geral – Évora

3 de fevereiro de 2020
Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se  no passado dia 24 de janeiro de 2020, na Arena de Évora, o XVI Concurso de Cultura Geral “O Saber não Tem Idade”, organizado pela Universidade Sénior de Évora, no qual a nossa universidade participou fazendo-se acompanhar por um grupo de alunos, a profª de Inglês e a coordenadora. Saímos no dia 23 de janeiro, bem cedinho, com destino a Évora. A viagem correu muito bem, fazendo as paragens necessárias. Um dos alunos tendo em conta o seu conhecimento fez algumas intervenções durante a viagem sobre a cidade de Évora.
À saída da autoestrada e, antes de entrar na cidade de Évora fomos almoçar um buffet alentejano a um restaurante já reservado. De seguida, dirigimo-nos para a Fundação Eugénio de Almeida, aqui fizemos a nossa primeira visita guiada ao Centro de Arte e Cultura; Páteo de S. Miguel e Casas Pintadas. Terminada esta visita fomos para o hotel e, depois de instalados os alunos foram procurar um restaurante para jantar regressando ao hotel para uma boa noite de sono e descanso.

No dia seguinte, a receção às universidades participantes teve lugar no Rossio de São Brás, onde as madrinhas da USE, nos deram as boas vindas. De seguida, cada universidade, sempre acompanhada pela sua madrinha, foi conhecer um pouco da cidade de acordo com o roteiro estabelecido “Passeio pelos Encantos de Évora”: Jardim Público de Évora; Igreja de São Francisco; Praça do Giraldo; Igreja de Santo Antão; Câmara Municipal de Évora; Templo Romano de Évora, Igreja dos Meninos da Graça,etc….
Este passeio teve como objetivo, ficarmos a conhecer alguns dos locais e monumentos mais bonitos da Cidade de Évora, sendo que o mesmo foi feito a pé e em cada ponto de paragem estava alguém para falar sobre o património local. Terminadas as visitas seguiu-se o almoço buffet num dos restaurantes selecionados. Após a refeição, os nossos concorrentes e os restantes alunos dirigiram-se para a Arena de Évora, onde iria decorrer o concurso. Este evento, abriu com breves palavras do Dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que convidou a Tuna da USE a subir ao palco, para uma pequena atuação de boas vindas a todos os presentes. Com bonitos temas da nossa música popular portuguesa, deixaram deliciados os ouvidos de quem os ouviu e aplaudiu.

De seguida, dirigiram breves palavras a Presidente da Direção da USE, Dra. Maria Florindo e a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora Sara Fernandes.

O palco foi então tomado pelo concurso propriamente dito, dirigido pelo Dr. Luís Jacob, presidente da RUTIS, que, por sorteio, dividiu as 20 universidades concorrentes em três meias-finais, tendo a nossa USDD ficado na segunda. Em cada meia-final foram apuradas duas equipas para a final. O resultado final foi o seguinte: 1º Vila Franca de Xira, 2º Penela e 3º Unisseixal. Como a universidade vencedora já tinha tido a oportunidade de organizar o Concurso, caberá a Penela organizar o concurso de 2021.

Depois destes dois dias em Évora e, de regresso a casa, era manifesto o sentimento coletivo de satisfação pela participação e pela oportunidade de convivência entre os próprios alunos.

Obrigada a todos pela presença, companhia e participação neste tipo de iniciativas, enquanto Universidade Sénior!  

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
O espectáculo “Pó”

2019-12-02 12:38:55

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres