Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Visitar Aveiro é sinal de bom gosto

2 de julho de 2018
Rotulam-na de Veneza Portuguesa. Nós preferimos chamar-lhe Aveiro, a capital da Arte Nova. Terra dos canais, da Ria, dos Ovos-Moles e do Sal.

Aveiro convida a uma experiência duradoura, sem pressas, sem olhar para o relógio. A cidade é atrativa para viver e visitar, tem cantinhos que nos agarram por tempo indeterminado. Tem história, tem arte, tem gastronomia bem vincada, entre outras coisas. No fundo tem algo que vai fazer com que se queira ir com o desejo de voltar.
Passar um dia em Aveiro da melhor forma, conhecendo verdadeiramente a cultura e as tradições locais foi o que a Universidade Sénior D. Dinis quis proporcionar aos seus alunos, familiares e amigos, ao escolher este destino para passeio final de ano letivo.

A nossa viagem começou pela visita guiada às Salinas de Aveiro, onde se produz o localmente chamado “ouro branco”, uma viagem pela história do sal tradicional de Aveiro, contactando diretamente com a realidade da sua produção, o cuidado e o trabalho apenas humano para produzir o melhor sal e flor de sal por métodos tradicionais.

Como experiência obrigatória, fizemos o passeio pelos canais da cidade em barco Moliceiro, onde nos foi dado a conhecer pelo guia, a história da Ria e da Cidade, das gentes, das tradições da pesca e da produção do sal, o porquê do nome moliceiro e mercantel e as suas utilizações no passado.

A experiência em Aveiro vai para além dos canais da cidade. A cidade é plana e convidou-nos a um passeio de comboio turístico pela cidade e com o máximo de conforto e com as dicas do nosso guia, ficamos a conhecer os locais mais emblemáticos da cidade, desde a Estação Ferroviária com os seus magníficos azulejos, os parques verdejantes, a prestigiada Universidade de Aveiro, as marinhas, entre outros locais de interesse.

Para terminar a experiência, não podíamos deixar de conhecer o lado mais doce de Aveiro. Com diversos motivos marítimos, recheados com um doce de ovos e açúcar e cobertos com óstea, os Ovos Moles de Aveiro fazem a delícia dos visitantes. Através de um Workshop observamos in loco como se produz este doce regional, participamos no seu enchimento e no fim, claro está, degustámo-lo. Foi sem dúvida, um dia agradável e muito bem passado na companhia de todos!

Que venham mais passeios, entre outras coisas, para o próximo ano letivo! Votos de Boas férias a todos!

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
Inscrição no Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Programa do Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Guia Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Política de Privacidade

2018-05-22 15:37:22

Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres