Universidade Sénior

Visitar Aveiro é sinal de bom gosto

2 de julho, 2018
Rotulam-na de Veneza Portuguesa. Nós preferimos chamar-lhe Aveiro, a capital da Arte Nova. Terra dos canais, da Ria, dos Ovos-Moles e do Sal.

Aveiro convida a uma experiência duradoura, sem pressas, sem olhar para o relógio. A cidade é atrativa para viver e visitar, tem cantinhos que nos agarram por tempo indeterminado. Tem história, tem arte, tem gastronomia bem vincada, entre outras coisas. No fundo tem algo que vai fazer com que se queira ir com o desejo de voltar.
Passar um dia em Aveiro da melhor forma, conhecendo verdadeiramente a cultura e as tradições locais foi o que a Universidade Sénior D. Dinis quis proporcionar aos seus alunos, familiares e amigos, ao escolher este destino para passeio final de ano letivo.

A nossa viagem começou pela visita guiada às Salinas de Aveiro, onde se produz o localmente chamado “ouro branco”, uma viagem pela história do sal tradicional de Aveiro, contactando diretamente com a realidade da sua produção, o cuidado e o trabalho apenas humano para produzir o melhor sal e flor de sal por métodos tradicionais.

Como experiência obrigatória, fizemos o passeio pelos canais da cidade em barco Moliceiro, onde nos foi dado a conhecer pelo guia, a história da Ria e da Cidade, das gentes, das tradições da pesca e da produção do sal, o porquê do nome moliceiro e mercantel e as suas utilizações no passado.

A experiência em Aveiro vai para além dos canais da cidade. A cidade é plana e convidou-nos a um passeio de comboio turístico pela cidade e com o máximo de conforto e com as dicas do nosso guia, ficamos a conhecer os locais mais emblemáticos da cidade, desde a Estação Ferroviária com os seus magníficos azulejos, os parques verdejantes, a prestigiada Universidade de Aveiro, as marinhas, entre outros locais de interesse.

Para terminar a experiência, não podíamos deixar de conhecer o lado mais doce de Aveiro. Com diversos motivos marítimos, recheados com um doce de ovos e açúcar e cobertos com óstea, os Ovos Moles de Aveiro fazem a delícia dos visitantes. Através de um Workshop observamos in loco como se produz este doce regional, participamos no seu enchimento e no fim, claro está, degustámo-lo. Foi sem dúvida, um dia agradável e muito bem passado na companhia de todos!

Que venham mais passeios, entre outras coisas, para o próximo ano letivo! Votos de Boas férias a todos!