CAT e LIJ

Dia Azul

24 de abril, 2018
No passado dia 18 de Abril, a Casa de Acolhimento Residencial organizou uma acção de sensibilização sobre a Prevenção dos maus tratos na infância, tema que ao longo deste mês está a ser abordado. Abril é o mês em que se debruça a atenção para a prevenção de maus tratos na infância e juventude, pela Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), para que todos sejamos sensíveis a estas realidades. Todos os anos, são efetuadas, às comissões de crianças e jovens, milhares de sinalizações de maus tratos físicos e psicológicos.
A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, nos EUA, quando uma avó atou uma fita azul à antena do seu carro, provocando a curiosidade das pessoas quando vissem essa fita e ficarem sensibilizadas aos maus tratos que os seus netos, e todas as outras crianças sofrem, todos os dias. O azul é a cor mais parecida às nódoas negras no corpo, simbolizando, assim, cada criança que é vítima de maus tratos.

Convidámos todos a vestirem uma camisola azul, nesse dia imitando as atitudes dessa avó. Durante a tarde foi explicado aos idosos e crianças o objetivo desta campanha e foi criado um laço humano, primeiro com os idosos, na Casa de Giestais e, depois, com as crianças da creche e alguns pais do jardim-de-infância e ATL, no Colégio ATC.