Voltar à primeira página

Residência ATC

Projeto “Aprendo Eu, Ensina-me Tu” volta a ser implementado

8 de março de 2018
O Projeto “Apendo Eu, Ensina-me Tu, é um Projeto que anualmente é reformulado e reestruturado por os técnicos das diferentes instituições desta zona envolvente. Ao longo dos últimos anos, surgem novas instituições que pretendem fazer parte, assim como algumas que “desistem” por motivos de organização, não conseguindo fazer parte.
No último ano (2016/2017), o Projeto esteve suspenso, mas este ano decidimos avançar, contando com a participação das seguintes instituições: Centro do Dia Ronfe, Lar S.João de Deus, Centro de Dia Riba D’Ave, Instituto S.José, Centro Social Esmeriz, Centro de Dia de Ruivães, Centro Social de S.Cosme e pela Residência ATC. Assim, ficou definido que durante os meses de Janeiro a Junho e Setembro, todas as instituições recebem e deslocam-se a uma outra instituição.

A instituição recetora é quem dinamiza a atividade que pretende envolver os utentes de ambas as instituições, promover o envelhecimento ativo, contribuir para a preservação das capacidades e do potencial dos nossos utentes, promover o intercâmbio de conhecimentos e valorizar o convívio. Centro Social de Esmeriz, foi a primeira instituição que nos recebeu, no passado dia 20 de Fevereiro. À nossa espera tinham o jogo “Vamos à Pesca!” que para além de incentivar e desafiar os nossos utentes a serem habilidosos permitiu estimular a nível cognitivo.

Já esta terça-feira, dia 6 de Março, foi a vez da Residência ATC receber o Centro de Dia de Ronfe, e dinamizar em conjunto o jogo “Quem Sabe, Sabe” mas adaptado, com “campos” diferentes e com algumas novas questões, tendo em conta algumas carateristicas dos nossos utentes. O jogo engloba questões que abordam a cultura popular sobre provérbios, curiosidades, geografia, adivinhas, canções populares e gastronomia regional e para além de permitir o convívio e muitas risadas, possibilitou a estimulação da memória, atenção, concentração, compreensão verbal e coordenação psicomotora, abstração lógica, tomada de decisão individual e em grupo e valorização da sabedoria popular.

Estamos certos de que valeu a pena retomar o Projeto “Aprendo Eu, Ensina-me Tu”.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
Inscrição no Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Programa do Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Guia Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Política de Privacidade

2018-05-22 15:37:22

Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres