Voltar à primeira página

Associação

Sessão: Preparação para a saída

Inserida na comemoração dos 40 anos da ATC

2017-05-17
A equipa da Casa de Acolhimento de Crianças e jovens, quis realizar uma sessão com ex-residentes, onde estes pudessem, de alguma forma, partilhar experiências, medos, dificuldades quando se depararam com o momento de dizer adeus e pós-saída da Casa de Acolhimento?

Para o efeito contámos a presença e testemunho da Jerusa, Pedro, Hélder e Bruno que começaram esta conversa por falarem do dia em que chegaram, da adaptação, dos medos, das aprendizagens e do quanto todos estão gratos, hoje em dia, pelo tempo que passaram nesta casa.
Falaram da importância de os actuais residentes, manterem-se unidos, lutarem e esforçarem-se em termos escolares – de acordo com o testemunho de um dos convidados, teve de completar o 9º ano à noite para conseguir arranjar um trabalho que lhe pudesse dar um ordenado respeitável -, neste sentido frisou e deu o seu exemplo, que não soube aproveitar as oportunidades e apoio que a ATC lhe dava e por isso, se fosse hoje, faria tudo ao contrário.

Uma das questões levantadas, foi se quando saíram e ingressaram no mercado de trabalho, não se sentiram “rotulados” por terem estado numa instituição? Um dos participantes referiu que isso vai depender da forma como nós envolvemos na comunidade e contou uma situação em que isso aconteceu no dia em que foi para a escola e que até hoje lembra-se do comentário de um outro aluno, mas que hoje, adulto, até acha que o facto de ter estado institucionalizado é motivo de orgulho, porque soube e teve a coragem de aproveitar a oportunidade que lhe foi dada. Foram dados outros exemplos, como a questão do suporte familiar, ou outros convidado que teve de singrar e lutar sozinho, no entanto, em momentos mais difíceis, não esconderam, que procuram conselhos aos adultos que os ajudaram na altura e que ainda cá continuam a trabalhar. Referiram que em termos de mercado de trabalho, “é uma selva”, por isso, aproveitar e tirarem o máximo de partido das aprendizagens que levam daqui e que acima de tudo não devemos “direcionarmos só para o nosso umbigo, temos de nos inserir socialmente para termos sucesso”. Muitos mais foi dito, especialmente as brincadeiras que ainda hoje, estes homens e mulher de sucesso, falam e relembram com saudade “do tempo da escola pouco me lembro, quando cá andava, mas dos meus amigos e colegas daqui e as várias situações por nós vivenciadas, essas durarão para sempre”.

Um obrigada a todos os participantes!

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres