Voltar à primeira página

Caminhos de Santiago

Caminho Marítimo

7ª Etapa entre Vigo e Santiago

2017-03-08
Realizou-se no passado sábado, dia 04 de Março a 7ª Etapa do Caminho Marítimo entre Vigo e Pontevedra numa distância de cerca de 30 kms. O grupo continua a marcar presença e o número de participantes tem-se mantido nos 60. No entanto ainda há lugar para mais alguém que se queira inscrever.
O dia começou com uma viagem entre o Porto e Vigo numa distância de cerca de 150 kms com uma passagem por Braga para “recolher” os participantes desta mesma cidade e também os que chegam de outras terras como Guimarães, Fafe e Joane. A animação começa muito cedo pois a viagem começou pelas 7 horas e o entusiasmo era grande. Chegados a Vigo, mais concretamente Teis, iniciamos o percurso que nos levaria por uma senda onde se poderia apreciar a Ria de Vigo e toda a beleza natural desta costa Galega. Apesar de uns chuviscos logo pela manhã o tempo melhorou e o sol foi-nos visitando durante todo o percurso que nos levou a conhecer o Alto Encarnacion de onde se poderia apreciar o Rio e Ponte de Rande passando depois pelo Rio das Cabras e Coto da Fenteira. Deste ponto iniciamos a descida através de Cedreira e Cruzeiro até Redondela onde estava marcado e se realizou o almoço. Na cidade de Redondela tivemos oportunidade de descansar e repor energias uns através do que levavam em suas mochilas e outros apreciando algumas iguarias típicas da Galiza como o pulpo à Galega e pulpo à feira, chipiróns fritos, empanada galega e tortilha entre outros, regados com uma gelada cerveja ou um copo de vinho.

Após a pausa para almoço, o caminho continuava ainda por cerca de 18 kms até alcançarmos Pontevedra, passando por terras como Cesantes, Arcade e Pontesampaio onde atravessamos a ponte medieval de origem romana onde se realizou a Batalla de Pontesampaio decisiva na Guerra pela Independência Espanhola contra os Franceses a 7 e 8 de Junho de 1809 colocando assim fim a cinco meses de ocupação Francesa. Após a travessia da ponte o caminho começa a subir ligeiramente até chegarmos a Cacheiro de onde se inicia a descida até Pontevedra e onde terminaria mais uma etapa junto ao Albergue Municipal de Peregrinos de La Virgen Peregrina.

A próxima etapa está marcada para 25 de Março e será uma etapa que nos levará de Pontevedra a Armenteira, fazendo assim a chamada Via Espiritual e mantendo a rota o mais próximo possível da Costa. Caso pretenda poderá inscrever-se através do e-mail: heldermelo@atc.pt até ao dia 17 Março.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres