Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Vila Verde “A Arte, o Coração e o Chocolate”

visita à Cooperativa Aliança Artesanal

23 de fevereiro de 2017
Aproveitando que no mês de Fevereiro se festeja o Dia dos Namorados, os alunos, familiares e amigos da USDD viajaram até Vila Verde, na passada 3ª feira, para visitar a Cooperativa Aliança Artesanal, uma cooperativa que se dedica de modo particular aos Lenços de Namorados (ou Lenços dos Pedidos) ao seu estudo, divulgação, produção e comercialização.
Hoje, os Lenços de Namorados são o ícone identitário do concelho de Vila Verde e são inúmeras as atividades realizadas por todo o país no âmbito desta temática, sendo que o ponto mais alto dessas atividades é o Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, dia em que é organizado em Vila Verde a Gala Namorar Portugal onde, para além das criações dos estilistas consagrados, muitos jovens apresentam as suas criações todas elas inspiradas neste tema. Também tivemos oportunidade de ver as bordadeiras a trabalhar e, no fim visitamos a loja onde compramos alguns produtos que se encontravam à venda.

De seguida fomos visitar a Chocolataria Artesanal “Chocolate com Pimenta”, é um conceito de amor e chocolate, fabricado de forma artesanal, através de receitas originais e técnicas manuais. O mestre chocolateiro Pedro Sousa traduz em sabor e estética o universo do chocolate personalizado e a doçura da exclusividade. É um espaço de realização de Workshops e atividades lúdicas, mercearia de matérias-primas associadas ao chocolate e ainda espaço de dinamização cultural. Os alunos seniores, familiares e amigos participaram no Workshop com o Mestre Chocolateiro Pedro Sousa, através do qual observaram como se trabalha os diferentes tipos de chocolate; a personalizar o chocolate; a elaborar bombons com recheios exclusivos da marca e no fim, degustaram alguns bombons e chocolates de origem. Alternadamente, enquanto um grupo participou no Workshop, outro grupo aguardou no salão de chã, espaço de atendimento ao público, aqui pudemos saborear chocolates, doces artesanais, o chocolate quente, a cerveja artesanal e também comprar para levar para casa. Este espaço tem como objetivo “apimentar”, não só Vila Verde, como o resto do país com a doçura do chocolate artesanal. Naquele dia, conseguiu também “apimentar” os alunos, familiares e amigos da USDD. Alguns deixaram a promessa de lá voltar!

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
Inscrição no Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Programa do Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Guia Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Política de Privacidade

2018-05-22 15:37:22

Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres