Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Novo Ano Letivo

Cerimónia de Abertura

17 de outubro de 2016
Foi mais um momento importante na vida da USDD. Esta cerimónia teve início com a receção aos clientes da Casa de Giestais, aos alunos da USDD, familiares e amigos, a alguns membros da Associação de Reformados, aos professores e, á convidada Dra. Helena Pimentel, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança.
Seguiu-se um momento de poesia, patenteado pelos alunos seniores de teatro, os quais declamaram poemas como “Urgentemente”, “Cântico Negro” e “Sísifo”, com um fundo instrumental. Depois, a intervenção do Diretor Geral, Dr. Francisco Melo debruçou-se sobre a atividade desenvolvida pela universidade sénior ao longo destes dois anos e, revelou o fato de termos atingido um dos nossos objetivos: ”chegar aos 100 alunos”, motivo de satisfação e orgulho dos alunos, professores e toda a equipa responsável.

A convidada Dra. Helena Pimentel começou por agradecer o convite e a oportunidade de conhecer a dinâmica da instituição. Felicitou a USDD por todas as suas atividades e iniciativas e, o fato de ter atingido um dos seus grandes objetivos, A sua comunicação debruçou-se essencialmente sobre o envelhecimento saudável e os indicadores demográficos na região norte e no enquadramento europeu. Relativamente aos programas de envelhecimento ativo enquadrou o que está preconizado na DGS tendo em conta o novo programa de saúde pública. Também falou sobre a importância das Universidades Seniores e, por último, abriu debate para possíveis questões ou dúvidas.

Nesta sequência, o professor de pintura, Nelson falou-nos do gosto pelas artes e da sua experiência e, que quando surgiu esta oportunidade de vir dar aulas para a USDD não hesitou em aceitar. Este projeto tem sido muito gratificante e quer continuar a contribuir para o seu crescimento e sucesso.

Como última intervenção, tivemos oportunidade de ouvir o testemunho do aluno Sr. Armindo Campos, “….a passagem à reforma é um momento difícil, com o corte brusco da vida activa, de sentimentos fortes e até contraditórios. E é nesta fase de procura de algo mais, que tomei conhecimento da USDD, bem perto da minha residência e não hesitei em inscrever-me. Em boa hora o fiz. Aprendi e melhorei os meus conhecimentos, tive a felicidade de criar novos amigos, encontrar uma equipa de bons, simpáticos e dedicados profissionais. Participei com entusiasmo em quase todas as iniciativas culturais, de lazer e de diversão. Sinto-me bem aqui e motivado para continuar”.

Para terminar, em grande e com música fomos presenteados pela atuação do grupo musical “Alegria de Viver” com um cheirinho de músicas tradicionais conhecidas por grande parte dos presentes. Momentos de alegria e diversão foram assim proporcionados durante o verde de honra, momento este que permitiu um intercâmbio entre todos os participantes.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres