Voltar à primeira página

Atletismo

Banana da Madeira

Depois do esforço nada melhor que uma Banana da Madeira para recuperar

7 de setembro de 2016
Banana da Madeira
Pelo segundo ano consecutivo, daremos a todos os participantes nas diferentes provas do Famalicão Joane de 2016, uma Banana da Madeira, através de uma representante no continente, a FRANOL. A proximidade do mar, a exposição solar e o clima ameno ao longo de todo o ano, aliado à fertilidade dos solos, a uma cuidada seleção das plantas e a um correto regadio, permitem obter um fruto de características únicas.
Graças a essas condições ambientais, a Madeira produz bananas deliciosas, conhecidas pelo seu intenso sabor e aroma.

A posição geográfica da Ilha e as suas condições climáticas levam a que os terrenos mais propícios ao cultivo da bananeira sejam os do Sul, entre o nível do mar e a cota dos duzentos metros de altitude. A cultura da Bananeira encontra aí as melhores condições para o seu desenvolvimento: temperatura elevada, dada pela boa exposição solar, e água em abundância, proveniente do norte da ilha através de canais de irrigação: as levadas.

No cultivo da Banana da Madeira, respeitam-se e cumprem-se as boas práticas agrícolas, o ambiente e as normas de qualidade europeias, garantindo ao consumidor que saboreia esta fruta a plenitude das suas qualidades e a sua origem europeia. É uma agricultura que visa o desenvolvimento rural e a sustentabilidade ambiental, social e económica.

Para além de tudo isto, a Banana é um ótimo alimento para quem precisa de energia rapidamente, que é o seu caso no final da sua prova. Durante o exercício físico existem perdas significativas de sódio, cloreto e potássio através da transpiração. Em média são perdidos 330mg de potássio por litro de suor. Além disso, o potássio auxilia na contração muscular e a sua carência está relacionada com o aparecimento das cãibras.

Mais, a Banana tem funções diretamente relacionadas com o metabolismo energético, principalmente no que diz respeito às reações que favorecem a quebra do glicogénio, também a vitamina B6 presente na banana ajuda a poupar a quebra de proteínas musculares o que é fundamental para evitar a perda de massa muscular e também favorecer a recuperação muscular, deixando-o pronto para o treino de amanhã. Esta vitamina ainda potencia a absorção do zinco, que é um mineral que participa nos processos de reparação dos tecidos e tem interferência no sistema imunológico.

As bananas são ainda fonte de triptofano, um aminoácido relacionado com a melhoria da atividade cerebral e que ajuda também na qualidade do sono, proporcionado condições para podermos realizar bons treinos e boas provas.

Venha participar, garantimos que no final terá o início de uma recuperação muscular que o deixará pronto para mais um treino no dia seguinte.

Visite:

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres