Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Emocionante viagem sobre o chocolate e cacau

visita ao Museu Interativo da Fábrica do Chocolate

1 de março de 2016
Na passada 6ª feira, os alunos seniores visitaram o Museu Interativo da Fábrica do Chocolate em Viana do Castelo, tendo sido uma experiência diferente com uma forte componente tecnológica e interativa.
Os alunos seniores foram conduzidos através de 5 salas diferentes, interligadas e organizadas em circuito.

A primeira sala, "Origens", transportou os visitantes para o ambiente equatorial das plantações de cacau, com informação interativa sobre os países produtores, as características da planta e os processos de colheita. Aqui falou-se também da preocupação com as condições de vida dos trabalhadores nas roças de cacau. Na Sala seguinte, "Xocolatl", os visitantes viajaram no tempo e na história mais remota do chocolate num filme 4D altamente imersivo que estimulou  os sentidos do espectador (o olfato, a audição e  a visão). A Sala "Mundi" esclareceu os visitantes sobre a história mais recente do chocolate, do séc. XVI ao séc. XX. Nesta sala, os visitantes conheceram a história da difusão do chocolate pelo mundo através de ecrãs interactivos e, ainda conhecer de perto os personagens que marcaram esta história. Na Sala "Culto" o chocolate surge como elemento inspirador no cinema, na literatura, na música, nas artes em geral. Aqui falou-se também do chocolate e a saúde, e dos cultos e a simbologia. Nesta sala, os visitantes puderam explorar esta dimensão transversal do chocolate através de totens interativos. Por fim, a sala que encerrou a visita, como não podia deixar de ser, é a sala "A Fábrica". Aqui, os visitantes percorreram o circuito produtivo do chocolate, percebendo através de várias estações interativas, qual o processo produtivo que transforma o cacau na tablete que todos conhecemos e  gostamos. Aqui foi oferecido a cada visitante uma tablete de chocolate.

No final da visita ao Museu os visitantes foram encaminhados para a loja da Fábrica do Chocolate onde puderam comprar chocolates, entre outras coisas, como recordação da sua visita. E, ainda saboreamos um chocolate quente!

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres