Universidade Sénior

Cinema Camiliano com “Amor de Perdição”

adaptação de um clássico da literatura portuguesa

23 de fevereiro, 2016
Na passada 6ª feira, os alunos da USDD e alguns familiares passaram uma tarde diferente no auditório do Centro de Estudos Camiliano em Seide, com a exibição e adaptação de um dos clássicos da literatura portuguesa “Amor de Perdição” ao grande ecrã.
«Amor de dois jovens, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, contrariado pelas respectivas famílias, que se odeiam, leva Teresa ao convento e Simão à cadeia, ela por recusar-se a casar com Baltasar Coutinho seu primo, que a pretende, ele, mais tarde, por ter assassinado Baltasar, que se lhe atravessara no caminho. Condenado a dez anos de degredo na Índia, Simão parte, enquanto Teresa morre tísica no convento. Simão morre também alguns dias depois, no barco que o leva ao degredo.»

Sem nunca perder de vista a obra de Camilo, António Lopes Ribeiro em 1943 adaptou Amor de Perdição ao cinema com uma tal perspicácia que cada cena é o deslumbrar de uma solução encontrada pelo cineasta para transpor da melhor maneira a ficção do livro para o "realismo" da película, sem nunca cair em lugares comuns. Desde a fotografia, à narração "off", ao dramatismo da acção, temos uma inconstante evolução de planos, que nos aprisionam ao filme.

No fim da sessão de cinema foi possível tirar algumas impressões sobre o filme com a responsável do Centro de Estudos Camiliano e, também entre alunos e familiares e comprar alguns livros expostos para venda.

Esta foi uma óptima oportunidade para reviver esta célebre obra literária, uma vez lida há muitos anos por alguns dos alunos.