Voltar à primeira página

Universidade Sénior

O Saber Não Tem Idade

XII Concurso de Cultura Geral

2016-02-02
A Universidade Sénior D. Dinis participou no XII Concurso de Cultura Geral da RUTIS (Rede Nacional das Universidades da Terceira Idade), que se realizou em Vila Pouca de Aguiar no dia 29 de Janeiro.
Participaram nesta iniciativa, além dos elementos que formaram a equipa, outros alunos, familiares e amigos como acompanhantes, pelo desafio e curiosidade despertado pelo concurso, pelo passeio e convívio entre todos.

Quando chegamos a Vila Pouca de Aguiar e, depois da recepção das universidades participantes foi possível visitar acompanhados por um guia, da parte da manhã, alguns pontos turísticos do Concelho, entre os quais, o Parque Termal de Pedras Salgadas, destacando-se como uma das melhores estâncias termais de todo o território nacional, a Loja Interativa de Turismo e, ainda o Centro Hípico.

Por último, fizemos uma pequena visita á lagoa do Alvão, também aqui observamos o projeto turístico que nasceu junto do parque natural do Alvão. Trata-se de uma aldeia Castreja, com casas típicas em granito e telhados de colmo. Um espaço de eleição para o lazer, para o contacto com a natureza e o ponto de partida ideal para visitar o rico património histórico e cultural do concelho, referência do mundo romano.

Depois de todo este programa cultural chegou a hora do almoço, onde podemos apreciar a gastronomia da região, entre outras coisas. Daqui dirigimo-nos para o Cine-teatro, onde se realizou o evento, o qual teve início com a atuação da Tuna da US de Vila Pouca de Aguiar.

Chegado o momento do concurso, participaram 16 universidades seniores oriundas de todo o país, divididas em 3 meias-finais. De cada meia-final, saíram vencedoras duas universidades, compondo assim as seis equipas que disputaram a grande final. A Universidade vencedora foi a de Vila Franca de Xira. Como as Universidades que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar já organizaram este evento nos anos anteriores, a universidade que ficou em 4º lugar será responsável por organizar o Concurso de Cultura Geral para o próximo ano, a Universidade Sénior de Rio Tinto.

Deixamos aqui a ideia de que Ganhar e Perder é Participar. E participar é promover e divulgar as UTIs; estimular o sentido cognitivo dos participantes e a competição saudável e estimular o convívio entre alunos e professores de diferentes UTIs.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres