Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Visita guiada á Quinta da Aveleda em Penafiel

Dia 4 de Novembro

2015-11-06
A Aveleda S.A. é uma empresa familiar que há mais de três séculos é dirigida e orientada por gerações da mesma família, cujo talento foi desde sempre devotado a produzir vinhos com a qualidade que se lhes reconhece e cuja fama desde há muito ultrapassou as nossas fronteiras. Preservando até hoje o seu cariz familiar, a Aveleda evoluiu ao longo dos tempos combinando dedicação, tradição e inovação e assegurando uma gestão cuidada que lhe permite, da melhor forma, acompanhar as solicitações dos mercados e melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços.
Quanto á produção, a Aveleda detém dois centros de vinificação: um situado na Quinta da Aguieira, em Valongo do Vouga, e outro situado na Quinta da Aveleda, em Penafiel. A visita dos alunos da USDD centrou-se na Quinta da Aveleda e, incluiu visita guiada ao Hall de Engarrafamento, á Adega Velha e aos Parques e Jardins.

Começamos a nossa visita por observar que a Aveleda utiliza um moderno centro de engarrafamento, com uma capacidade de engarrafamento de 15 a 20 milhões de garrafas por ano, que cumpre com a HACCP e certificação ISO 22000.  Além do seu importante património arquitectónico, a Quinta da Aveleda é também conhecida pelos seus parques e jardins, onde florescem raras espécies de árvores, algumas das quais centenárias, como o cedro japonês, o cipreste dos pântanos ou a sequóia americana, entre outras coisas.

A Aveleda foi galardoada em 2011 com o prémio internacional Best of Wine Tourism na categoria de «Arquitectura, Parques e Jardins». 

A visita terminou com uma prova de queijos e vinhos, momento de convívio com diálogo e boa disposição entre os participantes.

Por último, dirigimo-nos para a Aveleda Shop, a loja de venda ao público existente na Quinta da Aveleda, o savoir-faire secular da empresa está patente nos produtos expostos: vinhos, aguardentes, queijos amanteigado e curado Quinta da Aveleda, compotas caseiras elaboradas com frutas da época, entre outras opções que, ao longo de todo o ano, estão disponíveis em embalagens atractivas e diferenciadoras.

Foi uma visita muito enriquecedora em termos de saberes e conhecimentos. Ficou a promessa por parte de alguns alunos em voltar lá com os seus familiares.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres