Voltar à primeira página

Universidade Sénior

Cerimónia Oficial de Abertura do Novo Ano Letivo 2015/2016 da USDD

Mais um momento alto na vida da Universidade Sénior

2015-10-16
A cerimónia teve início com a recepção às Universidades Seniores de Vizela, Vila das Aves e Porto, à Associação de Reformados, aos clientes da Casa de Giestais, aos alunos da USDD, familiares e amigos, ao Presidente da RUTIS, Dr. Luís Jacob e ao representante da Junta de Freguesia de Joane.

Seguiu-se a atuação da turma de dança sénior com um mix de músicas “Zumba Gold” orientada pela Profª de dança.
Depois, a intervenção do Diretor Geral, Dr. Francisco Melo debruçou-se sobre o trabalho desenvolvido na ATC com as crianças, jovens e idosos e o atual projeto da universidade sénior e, aproveitou também para agradecer a presença de todos os presentes neste evento.

A presença e comunicação do Dr. Luís Jacob foi um momento importante da cerimónia que começou por felicitar a Instituição por todas as suas atividades e iniciativas nas diferentes áreas de actuação, numa lógica de promoção integral da população através da cultura, saúde, desporto, educação e solidariedade social. Enquanto Presidente, falou da RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e da importância e benefício das universidades para a população sénior. Por último, acrescentou que foi com enorme prazer que aceitou estar presente neste evento, aproveitando a sua visita para conhecer pessoalmente o trabalho e as instalações da ATC.

O “Teatro Construção”, companhia de teatro da ATC não deixou de marcar presença neste evento criando um momento cultural em que duas das mais destacadas figuras famalicenses, Bernardino Machado e Camilo Castelo Branco se fizeram aparecer. O Bernardino Machado apresentou a sua Oração da Sapiência com o tema “A Nação e a Universidade” tendo sido interrompido pelo aparecimento do escritor Camilo Castelo Branco que acredita mais no passado e no presente do que no futuro. Um momento de humor sem deixar de refletir sobre o que deve ser uma universidade e o papel da educação numa nação de HOMENS LIVRES.

Nesta sequência, uma aluna da USDD presenteou-nos com o seu testemunho dizendo que a criação das Universidades Séniores veio transformar profundamente o conceito de ”envelhecimento”. “Quem valoriza a vida, nunca está satisfeito com as metas que atingiu, quer sempre mais e mais e não quer parar…Foi este sentimento que me impulsionou a frequentar a USDD” e, terminou “dizendo que aqui me sinto muito, muito feliz e que quero cá continuar por mais algum “tempinho”.

Para terminar, foi convidada a “Estrela” do projeto “Segue a Estrela” a apresentar um cheirinho do  espetáculo musical “ui naquele tempo”. Momentos de alegria e diversão foram assim proporcionados enquanto a Estrela interpretava temas musicais da juventude de grande parte dos presentes. A sua presença em palco encantou os participantes com o seu sorriso e o seu “vozeirão”.

Por último, Bernardino Machado e Camilo entraram em cena mais uma vez convidando todos os presentes a um verde de honra, momento este que permitiu um intercâmbio entre todos os participantes e uma troca de ideias e conhecimentos entre os responsáveis das universidades presentes.

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades
Publicações Recentes
Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Guia do Caminho Marítimo

2016-11-14 13:14:49

Guia do Caminho Primitivo

2016-11-14 13:15:02

Programa do Caminho Inglês

2016-11-11 12:04:51

Guia Caminho Inglês

2016-11-11 11:37:44

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres