Universidade Sénior

Património cultural e histórico do Mosteiro de São Martinho de Tibães

Visita Cultural

18 de fevereiro, 2015
Ao longo da sua história, e dada a sua importância no Império Português, o Mosteiro reuniu o maior e mais valioso espólio da região.

Nele se destacavam desde a pintura, a escultura e a arte sacra, a uma vasta coleção de livros sobre variados temas. Após a alienação do imóvel, em 1834, a maior parte do espólio foi perdido.
Os alunos da USDD observaram que o atual museu conserva apenas um fragmento desse espólio, ao qual se somam novas peças relacionadas com a história do mosteiro e a congregação Beneditina. Foi ainda possível percorrer o "Percurso Museológico", onde se apreciou a área envolvente ao Mosteiro, a sua arquitectura, as ruínas de edifícios anteriores, a mata, os jardins, e diversos campos agrícolas como hortos, pomares, e milheirais.

Descobrir os cantos e recantos do mosteiro, a sua história e as suas estórias, poder entrar numa máquina do tempo que nos transporte para uma outra época foram alguns objetivos da nossa visita.

Isto foi possível com a orientação de um técnico do Serviço de Educação do Mosteiro o que também permitiu um processo de comunicação dialógico o qual despertou pontos de interesse e de curiosidade entre os alunos promovendo o conhecimento do passado, a preservação do Património Cultural e a sensibilização para a cultura e as artes.

Os alunos da USDD aconselham a todos uma visita ao Mosteiro de São Martinho de Tibães pela sua riqueza histórica, ambiental e patrimonial.