Voltar à primeira página

Universidade Sénior

XI Concurso de Cultura Geral da RUTIS

Alunos da USDD como Principiantes revelam ter muitos “Conhecimentos e Saberes”

30 de janeiro de 2015
A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) realizou no passado dia 28 Janeiro, a XI Edição do Concurso de Cultura Geral "O saber não tem Idade", na Sociedade Euterpe Alhandrense em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira. Esta organização conjunta com a Universidade Sénior de Vila Franca de Xira e o apoio da Câmara Municipal, levou a esta vila ribatejana mais de 600 pessoas, todos membros de Universidades Seniores, espalhadas pelo território nacional.
A nossa viagem de Joane até Alhandra prolongou-se durante a manhã, acompanhada com a boa disposição e convívio entre todos. Já em Alhandra fomos almoçar um cozido á portuguesa e, depois deslocamo-nos para a Sociedade Euterpe Alhandrense onde começaram por assistir à atuação do grupo de dança e cantares da Universidade de Vila Franca de Xira.

Como era o primeiro ano em que íamos participar enquanto Universidade Sénior nesta iniciativa, os alunos participantes estavam muito ansiosos, motivados, curiosos e com a ideia de dar e fazer o seu melhor mas acima de tudo, com espírito de participar, conviver, divertir e, sobretudo de aprender mais. Também foram alguns alunos da universidade como acompanhantes para apoiar a nossa equipa.

Foram a concurso 19 universidades seniores oriundas de todo o país, divididas em 3 meias-finais. De cada meia-final, saíram vencedoras duas universidades, compondo assim as seis equipas que disputaram a grande final. Foram elas a Universidade Sénior D. Dinis, a Universidade Sénior de Gondomar, a Universidade Sénior de Miranda do Corvo, a Universidade Sénior Terras de Aguiar de Vila Pouca de Aguiar, a Universidade da Terceira Idade de Santarém e Academia Seniores de Lisboa. O júri foi composto por Mário Martins, João Peres e Dina Isabel (Directora da Rádio Sim).

Depois de todas responderem a diversas questões de História, Geografia, Português, Cálculo Matemático entre outras, consagraram-se vencedores a equipa da Academia de Seniores de Lisboa com o 3º lugar, a Universidade Sénior Terras de Aguiar com o 2º lugar e com o 1º prémio, a Universidade Sénior de Gondomar. A equipa vencedora é já tri-campeã deste concurso, levando assim a "Taça do Saber Não Tem Idade" pela terceira vez para a cidade de Gondomar. Os prémios para os vencedores (impressoras e tablet) foram uma oferta da Fundação PT, entregues pela Dra. Graça Rebocho. Apesar de não termos ganho a final, os nossos alunos formaram uma excelente equipa e estão todos de parabéns.

O Presidente da Autarquia, Alberto Mesquita e respectiva Vereação ofereceram também lembranças a todas as universidades participantes e elogiaram esta iniciativa.

Para além do bonito convívio, este concurso teve como objetivo a estimulação cognitiva dos alunos e o fomento de uma saudável competição entre as Universidades Seniores. Também permitiu divulgar a Universidade Sénior D. Dinis junto das restantes UTIs.

No regresso a casa, paramos na Mealhada para saborear leitão acompanhado de um bom vinho. Foi um “dia em grande” e fica a ideia de voltar a repetir….

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
Inscrição no Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Programa do Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Guia Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Política de Privacidade

2018-05-22 15:37:22

Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Últimas Notícias
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres