Voltar à primeira página

Universidade Sénior

XI Concurso de Cultura Geral da RUTIS

Alunos da USDD como Principiantes revelam ter muitos “Conhecimentos e Saberes”

30 de janeiro de 2015
A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) realizou no passado dia 28 Janeiro, a XI Edição do Concurso de Cultura Geral "O saber não tem Idade", na Sociedade Euterpe Alhandrense em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira. Esta organização conjunta com a Universidade Sénior de Vila Franca de Xira e o apoio da Câmara Municipal, levou a esta vila ribatejana mais de 600 pessoas, todos membros de Universidades Seniores, espalhadas pelo território nacional.
A nossa viagem de Joane até Alhandra prolongou-se durante a manhã, acompanhada com a boa disposição e convívio entre todos. Já em Alhandra fomos almoçar um cozido á portuguesa e, depois deslocamo-nos para a Sociedade Euterpe Alhandrense onde começaram por assistir à atuação do grupo de dança e cantares da Universidade de Vila Franca de Xira.

Como era o primeiro ano em que íamos participar enquanto Universidade Sénior nesta iniciativa, os alunos participantes estavam muito ansiosos, motivados, curiosos e com a ideia de dar e fazer o seu melhor mas acima de tudo, com espírito de participar, conviver, divertir e, sobretudo de aprender mais. Também foram alguns alunos da universidade como acompanhantes para apoiar a nossa equipa.

Foram a concurso 19 universidades seniores oriundas de todo o país, divididas em 3 meias-finais. De cada meia-final, saíram vencedoras duas universidades, compondo assim as seis equipas que disputaram a grande final. Foram elas a Universidade Sénior D. Dinis, a Universidade Sénior de Gondomar, a Universidade Sénior de Miranda do Corvo, a Universidade Sénior Terras de Aguiar de Vila Pouca de Aguiar, a Universidade da Terceira Idade de Santarém e Academia Seniores de Lisboa. O júri foi composto por Mário Martins, João Peres e Dina Isabel (Directora da Rádio Sim).

Depois de todas responderem a diversas questões de História, Geografia, Português, Cálculo Matemático entre outras, consagraram-se vencedores a equipa da Academia de Seniores de Lisboa com o 3º lugar, a Universidade Sénior Terras de Aguiar com o 2º lugar e com o 1º prémio, a Universidade Sénior de Gondomar. A equipa vencedora é já tri-campeã deste concurso, levando assim a "Taça do Saber Não Tem Idade" pela terceira vez para a cidade de Gondomar. Os prémios para os vencedores (impressoras e tablet) foram uma oferta da Fundação PT, entregues pela Dra. Graça Rebocho. Apesar de não termos ganho a final, os nossos alunos formaram uma excelente equipa e estão todos de parabéns.

O Presidente da Autarquia, Alberto Mesquita e respectiva Vereação ofereceram também lembranças a todas as universidades participantes e elogiaram esta iniciativa.

Para além do bonito convívio, este concurso teve como objetivo a estimulação cognitiva dos alunos e o fomento de uma saudável competição entre as Universidades Seniores. Também permitiu divulgar a Universidade Sénior D. Dinis junto das restantes UTIs.

No regresso a casa, paramos na Mealhada para saborear leitão acompanhado de um bom vinho. Foi um “dia em grande” e fica a ideia de voltar a repetir….

Adicionar comentário

Receba as nossas novidades

Ao clicar no botão enviar, está a declarar que leu e aceita os termos da Política de Privacidade

Publicações Recentes
Inscrição no Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Programa do Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Guia Caminho Inglês

2018-02-15 15:52:07

Política de Privacidade

2018-05-22 15:37:22

Guia do Caminho de Roma

2016-11-14 13:14:37

Últimas Notícias
Notícia Ida ao Circo

7 de Dezembro de 2018

IV Caminhada pela Inclusão e Igualdade

7 de Dezembro de 2018

Academia de Basquetebol ATC

28 de Novembro de 2018

IV Caminhada pela Inclusão e Igualdade

27 de Novembro de 2018

1º Encontro Nacional de Teatro Sénior de Barcelos

22 de Novembro de 2018

São Martinho na Residência ATC

22 de Novembro de 2018

Almoço Abertura Ano Letivo

21 de Novembro de 2018

C.A.O. foi ao Karaté

21 de Novembro de 2018

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres