Voltar à primeira página

Guia do Caminho Primitivo


O Caminho Primitivo da peregrinação a Compostela foi o utilizado pelos primeiros devotos, chegados do nacente reino asturiano. Trata-se, portanto, do primeiro itinerário jacobeu, de aí a sua actual denominação.

Esta rota foi seguida possivelmente pelo rei Afonso II o Casto, desde a capital do reino ástur, em Oviedo, até o túmulo de Santiago, no primeiro terço de s. IX. Este monarca foi decisivo para confirmar como pertencentes ao apóstolo Santiago o Maior os restos aparecidos em Compostela, auspiciou a fundação da primeira igreja da nacente urbe e colaborou na organização do primitivo culto apostólico. Também concedeu doações e incentivou o estabelecimento da primeira comunidade monástica destinada a atender as demandas do culto no altar de Santiago.

O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, pero foi seguido também por peregrinos doutras partes do norte da Espanha e da Europa. Foi possivelmente um itinerário seguro e frequentado até que já em pleno s. X se consolida o actual Caminho Francês desde Leão, a nova capital do Reino.

Ainda assim, a rota ovetense a Compostela seguiu sendo uma relevante alternativa, especialmente pelo valor espiritual que determinados peregrinos lhe concediam à grande colecção de relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo e à basílica de Lugo, com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

“O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, mas foi seguido também por peregrinos de outras partes do norte da Espanha e da Europa.

Esta rota, a despeito da consolidação do Caminho Francês, continuou sendo uma alternativa relevante, especialmente pelo valor espiritual que determinados peregrinos davam à grande coleção de relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo e à basílica lucense, com sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.”

"Viver vale muito mais a pena quando vamos realmente atrás dos nossos sonhos." (Thomaz Brandolin, Everest, em 1991)



Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Caminho de Roma a Santiago

22 de Junho de 2017

Caminho Marítimo

22 de Maio de 2017

Caminho Marítimo

27 de Março de 2017

Caminho Marítimo

8 de Março de 2017

Caminhos de Santiago 2017

3 de Fevereiro de 2017

Caminho Marítimo Porto-Santiago de Compostela

31 de Janeiro de 2017

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres