Voltar à primeira página

Guia do Caminho Primitivo


O Caminho Primitivo da peregrinação a Compostela foi o utilizado pelos primeiros devotos, chegados do nacente reino asturiano. Trata-se, portanto, do primeiro itinerário jacobeu, de aí a sua actual denominação.

Esta rota foi seguida possivelmente pelo rei Afonso II o Casto, desde a capital do reino ástur, em Oviedo, até o túmulo de Santiago, no primeiro terço de s. IX. Este monarca foi decisivo para confirmar como pertencentes ao apóstolo Santiago o Maior os restos aparecidos em Compostela, auspiciou a fundação da primeira igreja da nacente urbe e colaborou na organização do primitivo culto apostólico. Também concedeu doações e incentivou o estabelecimento da primeira comunidade monástica destinada a atender as demandas do culto no altar de Santiago.

O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, pero foi seguido também por peregrinos doutras partes do norte da Espanha e da Europa. Foi possivelmente um itinerário seguro e frequentado até que já em pleno s. X se consolida o actual Caminho Francês desde Leão, a nova capital do Reino.

Ainda assim, a rota ovetense a Compostela seguiu sendo uma relevante alternativa, especialmente pelo valor espiritual que determinados peregrinos lhe concediam à grande colecção de relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo e à basílica de Lugo, com a sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.

“O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, mas foi seguido também por peregrinos de outras partes do norte da Espanha e da Europa.

Esta rota, a despeito da consolidação do Caminho Francês, continuou sendo uma alternativa relevante, especialmente pelo valor espiritual que determinados peregrinos davam à grande coleção de relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo e à basílica lucense, com sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.”

"Viver vale muito mais a pena quando vamos realmente atrás dos nossos sonhos." (Thomaz Brandolin, Everest, em 1991)



Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Campeonato de Atletismo Adaptado de Pavilhão

18 de Janeiro de 2018

Festa de Natal do Fit Club ATC

20 de Dezembro de 2017

Festa de Natal do Fit Club ATC

14 de Dezembro de 2017

Caminho de Roma a Santiago

22 de Junho de 2017

Caminho Marítimo

22 de Maio de 2017

Caminho Marítimo

27 de Março de 2017

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres