Voltar à primeira página

Guia do Caminho Marítimo


O Caminho Português Marítimo ou da Costa acompanha o Atlântico e as suas belas praias, ligando as cidades e vilas com forte ligação ao mar até encontrar, em Redondela, o Caminho Central.

Nos vários Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela os Caminhos Portugueses têm especial uma importância.

Uma das principais características é o vasto número de Caminhos que na Idade Média, percorriam o território português em direção a Compostela.

O Caminho Português Marítimo tinha uma grande importância já que por ele seguiam peregrinos provenientes das terras ocidentais de Portugal.

Este caminho da costa, partindo do Porto e passando pelos atuais concelhos de Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Já na Galiza, desde A Guarda até Redondela (68 km de caminho monacal, o itinerário transcorre por: A Guarda, O Rosal, Oia, Baiona, Nigran, Vigo, Redondela) cruza com o caminho que vem de Tui.

O itinerário completo desde o Porto até Santiago, passando por La Guardia e Vigo, é de cerca de 260 km de Peregrinação.

Como se pode constatar Baiona desempenha um importante papel neste Caminho pela sua localização, pelo seu potencial histórico e por manter no seu património vários elementos que comprovam a devoção xacobea.

Quando se aborda o Caminho Português de Santiago não se pode falar, com rigor, de um único trajeto.

Sendo certo que os peregrinos usavam a rede viária disponível, ao longo dos tempos as escolhas das vias de peregrinação multiplicaram-se, acomodando o gradual aumento de opções que foram sendo disponibilizadas.

Neste contexto, o Caminho Marítimo assume-se como uma derivação do Caminho Português Central, como uma alternativa de ligação à Galiza.

Usando este caminho e a partir do território português era possível alcançar a Galiza através da travessia do Rio Minho, quer ela fosse feita ligando Caminha a “La Guarda” e “Baiona” ou seguindo o Rio Minho até Vila Nova de Cerveira e daí continuando para Valença e Tui.



Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Campeonato de Atletismo Adaptado de Pavilhão

18 de Janeiro de 2018

Festa de Natal do Fit Club ATC

20 de Dezembro de 2017

Festa de Natal do Fit Club ATC

14 de Dezembro de 2017

Caminho de Roma a Santiago

22 de Junho de 2017

Caminho Marítimo

22 de Maio de 2017

Caminho Marítimo

27 de Março de 2017

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres