Voltar à primeira página

Guia do Caminho Inglês


O Caminho Inglês entra em Espanha por mar, tendo dois pontos de entrada: o porto de Ferrol e o porto da Coruña.

O caminho Inglês foi uma rota utilizada na Idade Média pelos peregrinos, em alternativa ao mais utilizado Caminho Francês.

Tal como referido anteriormente, através dos portos de Ferrol e da Coruña chegavam peregrinos de barco provenientes das ilhas britânicas, das penínsulas escandinavas, alemães e flamengos com o objetivo de peregrinar entre esses portos e Santiago de Compostela.

O Caminho Inglês é uma rota que se inicia em Ferrol e pode passar pela Coruña, ou ir directamente de Ferrol para Santiago sem passar pela Coruña.

Do primeiro itinerário marítimo conhecido,  sabe-se que foi escrito entre 1154 e 1159, por um monge islandês, que relata a sua viagem desde a Islândia até Bergen na Noruega, passando pelo canal de Kiel, na fronteira entre a Dinamarca e Alemanha.

O monge seguiu a pé até Roma, a caminho da Terra Santa, outros, escandinavos e islandeses, fizeram a rota a pé, por Roncesvalles, enquanto outros aportaram ao norte da Península Ibérica, fazendo depois a rota a pé, pelo Caminho Inglês até Santiago.

Nos séculos XIV e XV a Guerra dos Cem Anos, entre ingleses e franceses, fez crescer os utilizadores deste itinerário, com muitos peregrinos a chegarem de barco aos locais atrás referidos, e provenientes de Londres, Bristol, Southampton e Plymouth, aproveitando também para efectuar trocas comerciais com mercadores galegos.

O Caminho Inglês passou a ser menos utilizado a partir da ruptura assumida por Henrique VII (1509-1549) com a Igreja Católica.

“Peregrinar é um acto de Fé. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Tem que se lhe associar uma intenção e um objectivo, que alimentam a motivação e despertam a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural.

Ainda que entre as razões do peregrino actual já não se encontre a necessidade de se redimir dos pecados cometidos, o Caminho continua sendo uma experiência em que a componente espiritual tem um papel fundamental. Caminhamos ao ar libre para poder chegar ao nosso interior, porque não há nada que nos leve tanto à reflexão como o exercício de caminhar.”




Flayer - Caminho Inglês

[Formato . pdf - 2600 KB]
Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Campeonato de Atletismo Adaptado de Pavilhão

18 de Janeiro de 2018

Festa de Natal do Fit Club ATC

20 de Dezembro de 2017

Festa de Natal do Fit Club ATC

14 de Dezembro de 2017

Caminho de Roma a Santiago

22 de Junho de 2017

Caminho Marítimo

22 de Maio de 2017

Caminho Marítimo

27 de Março de 2017

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres