Voltar à primeira página

Guia do Caminho Inglês


O Caminho Inglês entra em Espanha por mar, tendo dois pontos de entrada: o porto de Ferrol e o porto da Coruña.

O caminho Inglês foi uma rota utilizada na Idade Média pelos peregrinos, em alternativa ao mais utilizado Caminho Francês.

Tal como referido anteriormente, através dos portos de Ferrol e da Coruña chegavam peregrinos de barco provenientes das ilhas britânicas, das penínsulas escandinavas, alemães e flamengos com o objetivo de peregrinar entre esses portos e Santiago de Compostela.

O Caminho Inglês é uma rota que se inicia em Ferrol e pode passar pela Coruña, ou ir directamente de Ferrol para Santiago sem passar pela Coruña.

Do primeiro itinerário marítimo conhecido,  sabe-se que foi escrito entre 1154 e 1159, por um monge islandês, que relata a sua viagem desde a Islândia até Bergen na Noruega, passando pelo canal de Kiel, na fronteira entre a Dinamarca e Alemanha.

O monge seguiu a pé até Roma, a caminho da Terra Santa, outros, escandinavos e islandeses, fizeram a rota a pé, por Roncesvalles, enquanto outros aportaram ao norte da Península Ibérica, fazendo depois a rota a pé, pelo Caminho Inglês até Santiago.

Nos séculos XIV e XV a Guerra dos Cem Anos, entre ingleses e franceses, fez crescer os utilizadores deste itinerário, com muitos peregrinos a chegarem de barco aos locais atrás referidos, e provenientes de Londres, Bristol, Southampton e Plymouth, aproveitando também para efectuar trocas comerciais com mercadores galegos.

O Caminho Inglês passou a ser menos utilizado a partir da ruptura assumida por Henrique VII (1509-1549) com a Igreja Católica.

“Peregrinar é um acto de Fé. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Tem que se lhe associar uma intenção e um objectivo, que alimentam a motivação e despertam a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural.

Ainda que entre as razões do peregrino actual já não se encontre a necessidade de se redimir dos pecados cometidos, o Caminho continua sendo uma experiência em que a componente espiritual tem um papel fundamental. Caminhamos ao ar libre para poder chegar ao nosso interior, porque não há nada que nos leve tanto à reflexão como o exercício de caminhar.”




Flayer - Caminho Inglês

[Formato . pdf - 2600 KB]
Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Caminho de Roma a Santiago

22 de Junho de 2017

Caminho Marítimo

22 de Maio de 2017

Caminho Marítimo

27 de Março de 2017

Caminho Marítimo

8 de Março de 2017

Caminhos de Santiago 2017

3 de Fevereiro de 2017

Caminho Marítimo Porto-Santiago de Compostela

31 de Janeiro de 2017

Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres