Voltar à primeira página

Guia do Caminho Central

Os Caminhos de Santiago são percursos de peregrinos que pretendem chegar a Santiago de Compostela para visitar a Catedral e ao mesmo tempo venerar as relíquias do Apóstolo Santiago Maior. São muitos os percursos existentes com pontos de partida diversos e que nos levam a Santiago de Compostela. O Caminho Central é um dos percursos mais frequentados por peregrinos que iniciam a sua rota no Porto e vão em direção a Santiago passando por Barcelos, Ponte de Lima, Valença e entrando em Espanha por Tui, passando por Porriño, Pontevedra, Caldas de Rei, entre outras localidades, e que nos levam ao destino final que é Santiago de Compostela. Chegar a Santiago é uma sensação indiscritível e que, para muitos dos peregrinos, é uma meta difícil de alcançar e por isso a satisfação é enorme.

Desde 1917 que muitos peregrinos fazem os Caminhos de Fátima com o intuito de visitar a Capelinha das Aparições e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. São milhares de peregrinos que todos os anos se põem a caminho pelas estradas de todo o país em direção a Fátima em especial nas datas de maior referência como o 13 de maio e 13 de outubro. A peregrinação começa, para a grande maioria das pessoas, à porta de suas casas levando-as em direção a Fátima, embora existam organizações e associações que organizam os caminhos a partir de alguns pontos de referência como Igrejas e catedrais e que juntam grupos de centenas de pessoas que caminham organizadas em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A ATC, tentando responder ao desafio de muitos peregrinos que fizeram os Caminho de Santiago com a nossa organização, decidiu “juntar” dois dos locais de culto mais emblemáticos da Península Ibérica: Santiago de Compostela e o Santuário de Fátima. Desta forma, pretende-se iniciar esta peregrinação em Santiago de Compostela, percorrendo o Caminho Central Português até ao Porto passando depois para o Caminho de Fátima até chegarmos ao Santuário de Fátima. Este projeto permite percorrer dois caminhos com enorme significado que podem ser percorridos por etapas aos fins-de-semana e que tem como objetivo a chegada a Fátima no mês de maio de 2019.
Menu » Caminhos de Santiago
Notícias » Caminhos de Santiago
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres