Voltar à primeira página

Fitness

PLANIFICAÇÃO

Todos os treinadores são unânimes em afirmar que o fracasso de grande parte dos programas para ficar em forma se deve a uma má planificação, quer porque são muito exigentes, quer porque não foram concebidos à medida do seu utilizador. Para evitar ficar frustrado e rapidamente desmotivado, deixamos-lhe alguns conselhos sobre o tema.



Procure um bom Ginásio

Acontece com o fitness o mesmo que com o futebol. Toda a gente acha que pode dar palpites. Contudo, não é bem assim. Cada pessoa precisa de um treino diferente em função do seu perfil desportivo, saúde, objectivos pessoais e tempo disponível. Daí a figura do profissional de fitness ser indispensável. Informe-se e compare antes de embarcar num programa que não seja o mais adequado para si.



O Treine durante todo o ano

O fitness está muito longe de ser uma mera questão estética. Não se limite a treinar apenas nos meses que antecedem o Verão para preparar o corpo para a praia. Pratique desporto durante todo o ano e, para além de apresentar um melhor aspecto, desfrutará de uma vida mais intensa. Experimente todas as actividades do seu ginásio e, no fim, decida qual se adapta melhor aos seus objectivos.



Escolha o desporto certo

Relacionar a personalidade com actividades compatíveis pode aumentar a motivação para ir ao ginásio. Conforme o publicado na revista Physician and Sportsmedicine, alguns estudos descobriram sete características que relacionam as exigências de vários desportos com a personalidade do praticante: sociabilidade, espontaneidade, auto-motivação, agressividade, competitividade, concentra¬ção e riscos inerentes. Por exemplo, um desporto de equipa adapta-se melhor a quem tem altos níveis de sociabilidade, espontaneidade e competitividade. Por outro lado, o yoga, por exemplo, é melhor para quem procura uma motivação interior, não é agressivo, não é competitivo e está menos interessado nos aspectos sociais e na actividade.

 

Treine acompanhado

Se for possível, partilhe o seu treino com um amigo. Trabalhar em conjunto aporta disciplina, capacidade de superação, diversão e uma pitada de competitividade, que o ajudará a extrair o máximo rendimento do seu programa.



Aquecimento

Se pudéssemos calcular o rendimento de cada minuto investido no ginásio, descobriríamos que o tempo empregue no aquecimento é o que maior benefício traz. Recorde que o aquecimento é sempre o primeiro passo para um bom treino.
Um aquecimento adequado deve ser composto por duas fases. A primeira fase é genérica e o objectivo é começar a suar (uns minutos de corrida ou bicicleta são suficientes). A segunda é específica e centra-se nos músculos e articulações que vão desempenhar um papel importante na actividade.
Obterá melhores resultados no seu treino se se concentrar psíquica e emocionalmente durante a sua execução. Sinta cada esforço como um pequeno êxito.



Musculação

Conseguir uma boa musculatura é o objectivo principal de qualquer praticante de fitness. Todos os dias vemos na televisão novos aparelhos milagrosos que prometem um físico espectacular... Mas um treino constante, intenso e consciencioso é o que funciona verdadeiramente.
 
 

Cardio

O treino cardiovascular é a pedra angular da saúde do sistema cardio-respiratório. Frequentemente, esquecemo-nos dele obcecados em aumentar a musculatura. Erro crasso. Tenha em conta que, por muito músculo que ganhe, é importante "descobri-lo", e isso só o conseguirá realizando um programa cardiovascular completo.

 

Flexibilidade

O treino da flexibilidade é básico para evitar lesões, melhorar o aspecto físico em geral e ter maior liberdade de movimentos. Contudo, muito poucos actuam nessa conformidade. Siga os nossos conselhos e treine os alongamentos. Bastam 10 minutos antes e após cada treino.
Há muitas pessoas que acham que os alongamentos são uma perda de tempo. Mas estão longe da verdade. Para além de todos os benefícios conferidos à saúde, um músculo alongado é mais esbelto e estético do que um atrofiado.



Nutrição e queima de gordura

Para além da musculação, o outro grande objectivo do fitness é o de eliminar gorduras. Os mecanismos para tal fim podem simplificar-se em dois: ingerir menos gorduras e queimar mais.

 

Saúde

Se compararmos os ginásios de hoje em dia com os de há 10 anos atrás, a evolução é evidente... a começar pelos seus frequentadores! Antigamente,as pessoas só procuravam pôr-se musculosas e pouco mais.
Actualmente, mais do que a musculação, existem cada vez mais aulas e aparelhos concebidos para melhorar a saúde. Por outro lado,é certo que saúde e imagem não são a mesma coisa, mas seguem de mãos dadas: uma boa saúde confere-lhe outro brilho e um bom aspecto é sintoma de boa saúde.


Menu » Ginásio FIT CLUB
Notícias » Ginásio FIT CLUB
Certificado: n.o 2007/GEP 2970
Certificado: nº 2007/GEP 2970
DIRECÇÃO-GERAL DO EMPREGO E DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Autoridade para as Condições do Trabalho
Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres